Sobrado Álvaro e Lacy Cabral

Construído no século XVII por açorianos, o belo sobrado situa- se na Rua Babitonga - nº 279 (antiga Rua da Praia), esquina com a Rua Dr. Luiz Gualberto (na época "Beco das Galinhas"), em estilo colonial português. Para a edificação foram utilizados óleo de baleia, conchas marinhas e pedra bruta, cuja liga homogênea e compacta pode-se averiguar ainda hoje, em alguns entalhes existentes a descoberto, nas paredes do prédio.

As paredes internas eram de bambu trançado com cipó e pintadas em barras verticais, com desenhos simétricos. Uma escadaria de madeira de lei, toda trabalhada em torno, dava saída para a "Rua da Praia". Danificada pelo tempo, foi mais tarde substituída por uma escada em concreto armado. A parte superior do imóvel servia de residência e no andar térreo havia um entreposto de artigos coloniais, com peixes secos e salgados, farinha de mandioca, barricas de erva-mate, vindas do planalto, entre outras mercadorias, que dali eram transportados para São Paulo e Rio de Janeiro em barcos à vela.

Posteriormente passou a abrigar uma "Venda de Secos e Molhados", que funcionou no local por quase um século. Em junho de 1983, o casarão passou à propriedade do casal Álvaro Luiz Cabral e Lacyr Machado Cabral, que nos anos 1990 promoveram uma grande reforma restaurando o antigo imóvel.

Inserido no Centro Histórico de São Francisco do Sul, o casarão foi tombado em 1989, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. A localização estratégica de esquina valoriza a Rua Babitonga, formando, com a "Ladeira da Praça da Matriz" (Rua Dr. Luiz Gualberto), um dos ângulos mais convincentes de um passado que conta a história de várias gerações.

Atualmente o espaço, abriga a Pousada Baia Sul (na parte superior) de propriedade de um dos herdeiros da família, e no piso inferior uma filial da Sorveteria Paviloche e também o Viking Gastrobar.

 

 

 

Ir para página inicial

Aguarde