O Sobrado do Beco Geral

A história do Sobrado localizado à Rua Dr. Luiz Gualberto conhecido como "Sobrado do Beco Geral" (antigo nome da rua) não fornece dados sobre seu ano de construção.

O sobrado possui um quintal todo murado. Foi construído em material assoalhado e forrado, tendo no andar térreo uma porta e três janelas, e quatro portas no pavimento superior, todas com saída para uma sacada. Os primeiros proprietários do imóvel foram Joaquim José Gonçalves, imigrante português, e sua mulher Joaquina Cândida da Silva Gonçalves, no final do século XIX.

Mais tarde, passou aos seus herdeiros Judith, Izaura, Lucina, "Tatá", Noêmia, "Tia Pequeninha", Heitor e Adelaide Gonçalves. Lucina, uma das herdeiras, casada com o dentista Jayme Ernesto de Oliveira, viveu por muitos anos no sobrado, quando este mantinha seu consultório dentário no andar térreo.

Em 19 de dezembro de 1942, a propriedade foi vendida por um preço especial para Jandyra Machado de Faria, com o compromisso de Jandyra dar assistência à viúva Adelaide Gonçalves Cunha, que vivia na casa. Adelaide era uma  pessoa bem quista na sociedade francisquense, pelos seus trabalhos de voluntária na Igreja Matriz, à qual dedicava grande parte do seu tempo.

Quando Jandyra Machado de Faria transferiu-se para Curitiba, o sobrado passou a ser alugado como residência (no piso superior) e como área comercial no pavimento térreo, abrigando consultórios médicos ou escritórios de serviços.

Em janeiro de 1974, Antônio Garcia Mir (já falecido) artista plástico de reconhecimento internacional, adquiriu o imóvel que na época encontrava-se em péssimo estado de conservação. Em 1995, Mir restaurou o imóvel, primando pela preservação dos detalhes originais, como a grade de aço da sacada frontal, das bandeiras das portas do andar superior e da parede interna lateral direita do pavimento térreo, onde as pedras expostas continuam embelezando o histórico casarão.

O casarão é um dos prédios mais bem conservados e cuidados do nosso Centro Histórico, embelezando o conjunto arquitetônico da rua, que diariamente encanta turistas e moradores que passam a sua frente. O sobrado foi vendido após o falecimento de Mir.

Ir para página inicial

Aguarde