Casarão Família Carvalho

Uma das edificações do Centro Histórico de São Francisco do Sul que mais chama a atenção pela beleza de suas linhas arquitetônicas é o sobrado construído pelo português José Alves de Carvalho, que veio para o Brasil em fins de 1890. Desembarcando no Porto de Paranaguá (PR), fixou residência na cidade paranaense, onde nasceu o seu filho, José Alves de Carvalho Filho (Juca Carvalho).

Anos depois Coronel Carvalho, como era conhecido em virtude de sua patente na Guarda Nacional mudou-se para São Francisco do Sul. Em princípios de 1900, construiu o casarão, que na parte superior servia de residência da família e no pavimento térreo abrigava uma padaria, um empório (armazém de secos e molhados) e um café.

Três gerações viveram no sobrado, sendo suas paredes testemunhas de grande parte da história da Família Carvalho. Na segunda geração era ocupada por José Alves de Carvalho Filho, conhecido como Juca Carvalho, casado com Etelvina Lenz de Carvalho, que teve 10 filhos: Ubirajara, Uirassú, Jurandir, Nilo, José, Izidoro, Iracema, Etelvina, Lindomar e Carolina. Das suas segundas núpcias, com Adair de Souza Carvalho, nasceram José Augusto e Juçara.

Juca Carvalho destacou-se na comunidade francisquense pela sua inteligência e espírito de liderança. Em 1925, participou da dissidência do Partido Republicano Catarinense, ao lado do seu pai Coronel José Alves de Carvalho e outros políticos. Entre 1925 e 1930, exerceu as funções de Conselheiro Municipal, assumindo então a presidência da Comissão de Sindicância e do Conselho Consultivo, até 1935. Naquele mesmo ano foi nomeado prefeito de São Francisco do Sul, pelo então Interventor Federal, Dr. Nereu Ramos e dez meses depois foi eleito pelo povo, permanecendo como chefe do Executivo Municipal até 1942, resistindo ao período do golpe de Estado, ocorrido em 1937.

Um dos episódios mais marcantes da gestão de Juca Carvalho como prefeito, foi a visita do Presidente Getúlio Vargas a São Francisco do Sul, por ocasião da inauguração da Base de Abastecimento Naval de São Francisco do Sul na Ilha da Rita, realizada em 8 de março de 1940. Foi nesse período que planejou e iniciou a construção do prédio da Prefeitura de São Francisco do Sul, ocupado até hoje pela Administração Municipal.

Ir para página inicial