Hotel Kontiki

O prédio que abriga o Hotel Kontiki funciona em dois prédios, situados na Rua Babitonga, esquina com a Rua Coronel Camacho. O imóvel principal pertence à Família Rhinow.

A primeira transação conhecida a respeito do sobrado é a compra efetuada por Luiza Samy Tavares, ocorrida em 1916. Em 09 de novembro de 1939, o imóvel passou à propriedade do Hospital de Caridade, pelo então Procurador-Geral Augusto Affonso dos Santos, permanecendo em poder da entidade até 22 de outubro de 1965. Por longos anos o sobrado abrigava a Coletoria Estadual, no andar superior, e no pavimento térreo funcionava um bazar (Casa Olivet), de propriedade de Dante Olivet .

Para a instalação do hotel, que conta hoje com 30 quartos e apartamentos, foram realizadas modificações internas, porém mantendo a estrutura externa original, com suas sólidas paredes, em estilo germânico, construídas em pedra, cal e tijolos.

O nome Kon-Tiki veio do barco utilizado pelo explorador norueguês Thor Heyerdahl (1914-2002), em sua expedição pelo Oceano Pacífico, partindo da América do Sul para a Polinésia, em 1947. O nome era uma espécie de alusão, uma comparação ao desafio da expedição, já que naquela época,  abrir um hotel em São Francisco do Sul, seria, igualmente, “um grande desafio”.

Ir para página inicial