Cine teatro X de Novembro

O Cine Marajá foi inaugurado em 1950, sucedendo o antigo prédio existente no local. O nome do cinema é o resultado da escolha feita por meio de um concurso popular. O cinema pertencia aos sócios Dr. Rogério Zattar, seu irmão Osvaldo Zattar, Arnaldo Rosa, os irmãos Nelson e Dulcídio Pereira contando ainda com a participação do antigo proprietário Sr. Trajano. A bilheteria era controlada pelo Sr. Trajano, que era auxiliado por duas funcionárias (Benta e Gaúcha). A sensação da mocidade aficionada às artes cinematográficas de então era observar atentamente as fotos e cartazes dos filmes com suas chamadas bombásticas penduradas na frente do cine, bem como em paineis no Mercado Público Municipal.

Naquela época passavam seriados como: "O Império Submarino", "A Ilha Misteriosa", "O Chicote do Zorro" entre outros, além é claro de diversos filmes do Tarzan e de "Faroeste" com a tradicional frase final "Não percam o próximo episódio", que deixavam as pessoas se perguntando se o mocinho teria escapado da armadilha ou se sobreviveria à queda de seu carro no abismo. Também eram apreciados os desenhos da Disney (Peter Pan, Branca de Neve e os Sete Anões) e Hanna Barbera (Tom & Jerry).

Após a fase dos seriados, o cinema começou a exibir as chanchadas nacionais dos anos de ouro dos Estúdios Atlântida. Em uma determinada época, o cinema passou a exibir nas tardes de terça uma sessão chamada "Sessão das Moças" em que os filmes dominantes eram os dramalhões ou comédias musicais da PELMEX (Películas Mexicanas). Os filmes chegavam à cidade com um grande atraso, mas ainda assim eram muito apreciados.

Artistas como Errol Flynn, Humphrey Bogart, Kirk Douglas, Elizabeth Taylor, Lana Turner, Bete Davis, Débora Kerr e muitos outros traziam alegria e emoção a plateia, além de serem figuras obrigatórias nos álbuns de figurinhas colecionados pela juventude de então. A vida noturna da cidade girava em torno do cinema.

Á noite, um pouco antes dos filmes, era intenso o movimento de pessoas nas imediações do prédio do Cine Marajá.

O Cine Marajá funcionou ainda por muitos anos, sendo palco de shows com conhecidos artistas nacionais como Agnaldo Rayol, Virgínia Lane e suas Virginetes, entre outros shows de calouros, mágicos e espetáculos teatrais da Cia Teatral X de Novembro. Com a chegada da televisão, o cinema entrou em declínio e acabou por fechar. Após alguns anos, já na década de 1970 e 1980, aconteceram tentativas sem êxito de torná-lo viável comercialmente.

Nos anos 1990 e 2000, o cinema foi revitalizado e passou a denominar-se Cine Teatro X de Novembro. Atualmente, o Cine é gerido pela Fundação Cultural Ilha de São Francisco, que periodicamente realiza eventos culturais como apresentações, shows e espetáculos teatrais.

Ir para página inicial