Prefeitura de São Francisco do Sul

A construção do prédio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul foi uma das metas de José Alves de Carvalho Filho, conhecido como Juca Carvalho, prefeito da cidade entre 1936 a 1942, período em que deu início à obra. Para a construção da prefeitura foi escolhido um terreno sito à Praça Getúlio Vargas, ponto estratégico no centro da cidade.

O prédio de alvenaria, com dois pavimentos, foi construído em pedra, tijolos e cimento, coberto de telhas, assoalhado e forrado. Anos mais tarde, foram construídas outras edificações em alvenaria, para abrigar a garagem, oficina mecânica, almoxarife, entre outras instalações. O projeto arquitetônico foi do engenheiro Ari dos Passos Mascarenhas, que valeu-se do estilo denominado "getulista", de destaque na época, com seus característicos alpendres, de onde os governantes se dirigiam ao povo em seus discursos.

A Câmara de Vereadores, até àquela data instalada no prédio da Cadeia Pública, também mudou-se para a nova sede da Prefeitura, contando com amplo auditório para as sessões. A partir de 1946, passou a dividir o espaço com o Fórum da Comarca de São Francisco do Sul, para a realização das audiências públicas.

Ao longo dos anos, o edifício da Prefeitura recebeu ampliações, reformas e modificações internas, conforme as necessidades de cada gestão administrativa. Hoje, possui aproximadamente 2150 m² de área construída e abriga parte dos serviços administrativos do município, dividindo com outros imóveis a grandeza do Paço Municipal.

Ir para página inicial