Casarão Musse

Com mais de um século de existência, o imponente sobrado dos Nóbrega, localizado na Praça Getúlio Vargas – nº 50, esquina com a Rua Dr. Luiz Gualberto, desde a sua construção, em 1888 vem, testemunhando de forma altiva e silenciosa uma grande parte da história civil e religiosa de nossa cidade. O imóvel, que anteriormente teria existido no local, pertencera a Agostinho Pereira Liberato e em 20 de dezembro de 1884, passou à propriedade do Padre Antônio Francisco Nóbrega, ao valor de 800 mil réis.

Em ruínas, a casa foi demolida e construído o sobrado que até hoje existe no lugar. O imóvel possui duas frentes, sendo uma para a Praça da Matriz e outra para a Rua Dr. Luiz Ferreira Gualberto, contando ainda com um amplo quintal. Em 24 de agosto de 1888, o sobrado passou a ser a residência da Família Nóbrega - Padre Antônio Francisco e sua mãe, Theresa de Jesus Nóbrega.

O Padre Antônio Francisco Nóbrega nasceu no dia 30 de janeiro de 1839. Sob o auxílio de seu tio, Cônego João Mathias de Carvalho Bueno, vigário da Capela Imperial, estudou no Seminário São José, no Rio de Janeiro, sendo ordenado em 1862. Em 08 de dezembro daquele ano, a Igreja Matriz de São Francisco do Sul via ajoelhar-se pela primeira vez em seu altar, o jovem e recentemente ordenado Padre Nóbrega, para rezar a sua primeira Missa. Já em 29 de junho de 1867 era nomeado vigário da Paróquia, onde desempenhou suas atividades até a sua morte.

Ir para página inicial

Aguarde