Casarão Família Marcantoni

Localizado na Rua Lages – nº 64, esquina com a Rua Coronel Reinaldo Tavares, o casarão, em estilo luso-brasileiro, foi edificado no século XIX. Não há registros de quem o construiu, mas Rosa Gomes de Oliveira teria sido a primeira proprietária que se tem conhecimento.

Em 1903, o sobrado e parte do terreno foi repassado ao Hospital de Caridade e administrado pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. A história do sobrado da Rua Lages se funde com a história da imprensa de São Francisco do Sul. Diversos jornais ali impressos marcaram época, tais como "A Razão", fundado em 1918 em substituição ao jornal "O Município"; O Liberal", criado em 1930 e "A Semana" também de 1930.

O prédio também foi sede da Tipografia Paulo Krelle e de um estúdio fotográfico com uma pequena papelaria ocupando toda a área térrea. Adquirida mais tarde por Fernando Baggenstoss, a tipografia foi modernizada, passando a se chamar Impressora São Francisco. Produzia impressos, em preto e branco e colorido, e continuava com a papelaria. Na década de 1950, a Impressora foi adquirida pelo jornalista Amoldo Alexandre da Costa proprietário do jornal “A Cidade”.

Extinto o jornal, a gráfica passou às mãos de Antônio Freitas, que foi proprietário durante o período de 1964 a 1968. Em 1964 a "Ordem" vendeu o sobrado para Antônio de Freitas e sua mulher Helena Garcia da Freitas. A casa, em mau estado de conservação, foi adquirida, em 1968, por Roberto Marcantoni e sua mulher Jeorgelina Cabral Marcantoni, que promoveram uma grande reforma no casarão, com ampliação da área construída, seguindo as características arquitetônicas do imóvel, hoje com 443 metros quadrados.

 

Ir para página inicial

Aguarde