Casarão Assef

O casarão fica localizado em frente à Praça da Bandeira, nº 110. O prédio é testemunha de fatos muito importantes no contexto histórico de São Francisco do Sul, tanto pelas pessoas ilustres que o ocuparam, como pelo comércio que desde 1843 funciona no local.

O imponente sobrado outrora construído em estilo colonial pertencia ao comendador Francisco da Costa Pereira, que ali mantinha uma casa comercial, desde 1843. O casarão foi palco de inúmeros jantares, saraus e bailes vindo a ainda a hospedar personalidades de destaque de todo o país que visitavam a antiga vila de São Francisco.

Em 1871 tornou-se residência da poetisa Júlia Maria da Costa, considerada a primeira poetisa paranaense, que aos 23 anos já havia publicado dois livros de poesia e ainda colaborava com artigos em diversos jornais da época, não só de São Francisco do Sul, como também da capital, Florianópolis, e do Paraná. Julia foi casada com o comendador Costa Pereira e residiu no sobrado até 1911, ano em que muito doente veio a falecer no interior do seu amado sobrado. Há muito que São Francisco do Sul e Paranaguá disputam a "honra" de ser à terra de Júlia da Costa. Após a morte de Júlia, o imóvel foi adquirido pelo imigrante libanês, João Nicolau Assef, que promoveu reformas no imóvel, instalando a família no pavimento superior e na parte térrea, deu continuidade à casa comercial.

Iniciou assim a trajetória da família Assef em São Francisco do Sul, hoje já na quinta geração. João Nicolau Assef tinha seis filhos: Felipe, Azaida, lida (Didi), Lourdes, Marieta e Elmosa. Com o falecimento do patriarca dos Assef, Felipe, único filho homem, ficou responsável pela continuidade do negócio. Mais tarde, Joel Assef, um dos filhos de Felipe, tornou-se proprietário da loja, a GG Calçados. Da famosa moradora Júlia da Costa ficaram poucas lembranças. Fruto do progresso, até a visão pelas janelas do sobrado mudou. Por ali a poetisa mirava o horizonte, buscando inspiração para as suas sempre tristes e nostálgicas poesias.

 

Ir para página inicial

Aguarde