Clube Náutico Cruzeiro do Sul

A história do Clube Náutico Cruzeiro do Sul começou no início de 1920, quando alguns jovens francisquenses com parentes em Florianópolis ingressaram na guarnição de remo do Clube Náutico Francisco Martinelli vencendo algumas das competições que foram realizadas no início daquele ano. Um pouco mais adiante, em 29 de abril de 1920, o jornal francisquense 'A Razão' publicou um artigo em que se vislumbrava a criação de um clube de remo em nossa cidade.

Em 11 de junho de 1920, os idealizadores do clube puseram-se a angariar associados, formalizar o estatuto e arrecadar recursos para a aquisição das primeiras ioles, e assim, logo nasceria ali um novo Clube em nossa cidade.

Passaram-se mais nove dias e, em solenidade festiva muito prestigiada realizada nas instalações do Radium- Cinema, muitos cidadãos recém associados e autoridades convidadas deram posse à primeira diretoria do Clube Náutico Cruzeiro do Sul. 

Em 1921, o Ministério da Marinha cedeu um terreno localizado na Praça da Bandeira bem no centro de São Francisco do Sul. Anos mais tarde, em 4 de fevereiro de 1936, foram iniciadas sob as ordens do construtor José Agacy as obras de construção de sua nova sede, inaugurada em 19 de novembro de 1937.

São Francisco do Sul tornou-se famosa nas décadas de 20,30 e 40 por causa das concorridas regatas aqui realizadas. Como não poderia deixar de ser, o clube bem como a sociedade que o compõem acompanharam as mudanças sociais e culturais de sua época. No ano de 1968, a diretoria juvenil do clube conseguiu convencer os diretores mais velhos a ceder um espaço dentro do clube para a construção da primeira boate social do estado de Santa Catarina. Foi nesta época também que o clube iniciou seu processo de crescimento passando de menos de 100 para 250 associados, conseguindo assim capitalizar-se e investir em novas reformas e aquisição de equipamentos esportivos.

O tempo seguiu em frente e logo vieram o Baile do Hawaii, Baile do Chopp, Baile Municipal, Carnaval, e outras festividades, além de solicitações de espaço para a guarda de embarcações.

O espaço físico já não mais comportava a movimentação do clube, assim avançar para o Mar era a solução. Ainda em 1972, a diretoria do clube estudou a viabilidade da construção do late Clube. Em 1978, foi construído um restaurante, que dada a sua privilegiada vista da Baía da Babitonga foi chamado de Restaurante Panorâmico. Em 1979, graças ao empenho pessoal de alguns abnegados diretores, teve início as obras de construção da nova boate social do clube que teve sua idealização em estilo rústico com madeiras à vista. O novo estilo arquitetônico de sua estrutura, as inúmeras e bem-sucedidas promoções e desfiles lá realizados transformaram-na numa das casas noturnas mais frequentadas de nossa região.

Nos últimos 20 anos, o clube passou por diversas reformas, como a construção da piscina térmica, o arrendamento das instalações do restaurante, do piso superior do prédio e de novos espaços comerciais.

 


 

 

 

Ir para página inicial

Aguarde