Augusto José Ribeiro

Augusto José Ribeiro, foi uma das figuras mais ilustres nascidas em nossa cidade, de quem nossa Biblioteca Pública Municipal herdou o nome. Esta ilustre personalidade francisquense cuja vida foi sempre difícil, cercada de dificuldades, abnegação e sofrimentos, nasceu em nossa terra, em 28 de junho de 1854, quando nossa cidade ainda era chamada de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco de Xavier do Sul. Em 1863, Augusto começou a sofrer de severas doenças oculares que acabaram por inutilizar para sempre a sua visão. Já em 1864, foi matriculado no então Imperial Instituto de Meninos Cegos (hoje Instituto Benjamin Cons-tant) onde, apesar de privado das emoções e sentimentos da visáo. Augusto desenvolveu um profundo c premiado e reverenciado saber.

Em 15 de fevereiro de 1877, ele conclui seus estudos e assume a cadeira de repetidor efetivo na cadeira de primeiras letras e religião. Em 1884 é nomeado professor da cadeira de Primeiras Letras e Gramática Portuguesa. Em 1891, foi nomeado para a cadeira de francês onde permaneceu até sua morte em junho de 1902.

A sua intelectualidade náo possuía limites, (além de português, francês, inglês, latim e outras matérias. Augusto falava alemão e esperanto) ele escreveu discursos, artigos para jornais e realizou conferências, sendo que, por estas e outras qualidades intelectuais, Benjamin Constant entregou ao mesmo a educação de suas próprias filhas.

Artigo Publicado na Revista Fotonews

Texto: Dauro Stazak

Ir para página inicial

Aguarde