Baía Babitonga

  • Baía Babitonga

   

      A Baía Babitonga, localizada no litoral norte de Santa Catarina, configura-se como um dos estuários mais importantes do estado e é cercada pelos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. Seu entorno abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica e cerca de 75% dos manguezais catarinenses, caracterizando-se como o último grande remanescente deste ecossistema em seu limite de distribuição no Atlântico Sul. São cerca de 160 km² de lâmina d’água, contornada por três importantes ecossistemas brasileiros do bioma Mata Atlântica: Floresta Ombrófila, Restinga e Manguezal.

      As características naturais da Baía Babitonga fazem dela um refúgio de aves, peixes e golfinhos. A proteção natural da baía também proporciona as condições favoráveis à pesca, ao turismo e às atividades econômicas de grande escala desenvolvidas na região, como o transporte aquaviário. Estas características e peculiaridades fazem da Baía Babitonga uma área de grande relevância para ações de conservação e iniciativas de planejamento e gerenciamento integrados.

      A Baía Babitonga tem uma extensão de mais de vinte e três milhas náuticas de comprimento por três de largura. As profundidades variam de 13 a 20 metros oferecendo seguros fundeadouros para os diferentes navios de grande porte e calado.

      A Baía comunica-se com o Oceano Atlântico por uma barra que tem cerca de 1500 metros de largura e profundidade média de 15 metros. Nela deságuam vários rios, entre eles: o Palmital, o Cachoeira, o Cubatão, o Monte de Trigo, o Jaguaruna, o Rio do Morreti, o Olaria, o Rio Ubatuba.

      Segundo Bernstorff (2008, p. 15) “Mais de vinte ilhas enfeitam a Babitonga tornando-a atrativo turístico com suas belas praias e locais de pescaria. São elas: Irirí, Baiacu, Alvarenga, Araújos, Mandijituba, Herdeiros, Maracujá, Cação, Chico Pedro, Pernambuco, Corisco, Ilha Grande, Dos Negros, Das Claras, Redonda, Ilha do Mel, Ilha das Flores, Da Rita, Murta, Queimada, Guaraqueçaba, Dos Barcos e dos Papagaios. ”

      Abriga uma população residente de toninhas uma espécie de cetáceo mamífero aquático, diversas aves, tartarugas e peixes.

      O canal de acesso aos portos na Baía Babitonga inicia nas proximidades do Arquipélago das Graças que é formado por cinco ilhas distantes da costa cerca de duas milhas náuticas, sendo que três delas não são habitadas.


       Bibliografia:

BERNSTORFF, Mário. (2008). Notas sobre a Baía Babitonga e Porto de São Francisco do Sul. 2ª ed., 2008.

Ir para página inicial

Aguarde