Brasil Gerson

Brasil Gerson, cujo verdadeiro nome é Brasil Görresen, nasceu em São Francisco do Sul, em 1o de janeiro de 1904, filho de Olympio Görresen, descendente dos noruegueses que aqui se instalaram no século XIX.
Este ilustre francisquense foi historiador, jornalista, escritor, teatrólogo, crítico e roteirista de cinema, e autor de uma obra que concretiza seu amor à cidade na qual viveu até a morte, em 1981, com 77 anos: História das ruas do Rio, sua obra mais conhecida, ao lado de “Garibaldi e Anita – Guerrilheiros do Liberalismo”, premiada pela Academia Brasileira de Letras em 1950.

Brasil iniciou a carreira jornalística, ainda jovem, no “Jornal de Joinville”. Em 1920, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou nos Diários Associados, ao lado de Assis Chateaubriand. Nessa época, deu-se sua estreia literária, com a novela “Vinte anos de circo”. Na ocasião, conviveu com intelectuais e escritores conhecidos, como Di Cavalcanti, Álvaro Moreyra, Rubem Braga e Jorge Amado. 
Em pleno Estado Novo, suas ideias liberais o fizeram entrar em choque com o regime ditatorial vigente e teve de exilar-se no Uruguai. Em Montevidéu, onde casou-se, trabalhou no jornal “A Razón” e, a exemplo do herói Garibaldi, sua voz de liberdade ecoou em dois países. Quando, absolvido das acusações que lhe foram feitas, pode voltar ao Brasil, o jornal uruguaio estampou em manchete: Fué absolto Brasil Gerson, acrescentando na matéria: “Recupera Brasil a uno de sus hombres jóvenes, de mentalidad más vigorosa y de coraçón más noble”.

Brasil Gerson nunca esqueceu sua terra de nascimento. Um pouco antes de sua morte, veio a São Francisco do Sul rever amigos e parentes e colher material para uma  futura obra, infelizmente não concretizada.

Ir para página inicial

Aguarde