Elias Ovídio de Castro

Foi um conhecido e muito estimado artista plástico, nascido em Armação de Itapocoroy (SC) em 3 de junho de 1885, mas francisquense  por opção, que aqui viveu e produziu diversas obras até o seu falecimento por problemas cardíacos  em 7 de março de 1984.

Apesar de sua avançada idade, Lilico  surpreendia a todos, contando detalhes de locais e ocorridos nos tempos que as ruas centrais  de nossa cidade ainda eram iluminadas por lampiões de querosene, dando aos que lhe ouviam  detalhes importantes sobre a história de São Francisco do Sul,  chegando a lembrar até mesmo de horas em que se deram fatos.

Além de conhecer bem a história,  Lilico também era escultor  e um xilogravurista de exímias qualidades, que gravava em madeira, esculpindo-as  com ferramentas rudimentares como de  canivete, gilete e vidro.

Uma das obras mais marcantes em seus 98 anos de vida, e que serve de contexto a muitos estudiosos é o enorme desenho  feito em folhas de papel, coladas em sequência,  que hoje encontra-se exposto em um enorme painel no Museu Histórico Municipal Prefeito José Schmidt (SFS) revelando detalhes do centro da cidade,  como as ruas,  os casarões (com o nome dos moradores) evocando um período ocorrido há mais de um século atrás.  

A simplicidade de Lilico contrastava com a grandeza de sua alma com seu talento para descrever as histórias e para esculpir belas peças em madeira.

Poucas pessoas conheceram os trabalhos esculpidos em madeira por Lilico, mas os que tiveram tal possibilidade, puderam sentir e admirar a grandeza da criatividade e dedicação do homem e artista que foi Elias  Ovídio de Castro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ir para página inicial

Aguarde