Faber Marcus Johnson Gorrësen

Foi um dos maiores expoentes do comércio francisquense na segunda metade do século XIX. Ele foi um imigrante Norueguês, nascido em 23 de junho de 1826 na cidade de Trondhein, que iniciou a sua saga em terras tupiniquins no distante ano de 1848, quando ele  e um grupo de 73 pessoas, partiram em busca da riqueza, atravessando o oceano rumo a corrida do ouro que acontecia na Califórnia nos EUA. Entretanto, o destino fez com que a tão sonhada viajem em busca da riqueza fosse abortada e Gorrësen  acabasse ficando em nosso país, vindo algum tempo depois a se estabelecer e abrir um comércio em nossa cidade.

Comerciante hábil e bem quisto, Faber logo viu o seu comércio alcançar uma grande expansão, o que o levou a construir um novo prédio, bem maior  que o primeiro, que pudesse abrigar a contento o seu próspero comércio e que também propiciasse conforto e qualidade de vida a todos os seus familiares.

O local escolhido foi um amplo terreno a beira-mar. Localizado na Praia dos Mota, próximo ao centro da pequena cidade. O prédio, majestoso e imponente destacava-se das pouquíssimas cabanas que existiam na orla, sendo facilmente avistado de longe pelas embarcações que chegavam na cidade.

No local, Faber construiu um prédio, de dois andares, inaugurado em 1878, onde na parte térrea funcionavam as suas atividades comerciais (com um trapiche instalado em frente, interligado ao prédio por trilhos e vagonetes que serviam para o embarque e desembarque de mercadorias) e na parte superior, a ampla residência de sua família.

O velho casarão ainda existe, resistindo silenciosamente a passagem do tempo, habitado por alguns dos herdeiros de Faber.

Texto – Luiz Augusto Ozório

Foto Antiga (Acervo Histórico Municipal)

Fotos Atuais – Acervo Luiz Augusto Ozório/Revista Fotonews). 

 

Ir para página inicial

Aguarde