Lenda da Moça que achou um anel

Aconteceu uma vez que na Vila da Glória os mais velhos contavam que tinha uma moça muito querida que estava varrendo o terreiro. No terreiro tinha muita galinha ciscando e revirando à terra. Bem debaixo de um pé de café, a moça encontrou um anel de ouro que coube direitinho no dedo dela.

Então diz que ela ficou feliz da vida com o anel que achou, mas ficou meio cismada em como aquele anel foi parar no terreiro.

Nos dias seguintes diz que toda a noite antes de dormir ela pensava sobre isso. E começou a sonhar muito com uma mulher que dizia para ela ir procurar um tesouro enterrado debaixo de uma árvore velha que tinha mais para o fim do terreno, bem no rumo. A mulher dizia ainda que o anel que ela havia achado era um aviso. Mas acontece que era para ela ir durante a madrugada e sozinha. Ela não deveria levar ninguém com ela. Então a moça se encheu de coragem e saiu na madrugada levando apenas uma vela e uma enxada. Quando chegou no lugar indicado tentou começar a cavar quando começou um grande vendaval e apareceu uma assombração para assustá-la.  A moça voltou para casa correndo e nunca mais tentou desenterrar o tesouro.

História contada por Marines de Borba antiga moradora da Vila da Glória.

Publicada por Andréa de Oliveira no livro ‘’A Pa-lavra Entre a Escrita e o Oral’’

Ir para página inicial

Aguarde