Museu Histórico Municipal Prefeito José Schmidt

Durante muito tempo São Francisco do Sul, ansiou em possuir um Museu Histórico que pudesse abrigar, expor e contar a sua história, a todos que o visitassem.

O prédio que abriga o museu, foi construído por volta da metade do século 19, tendo sido utilizado com Câmara de Vereadores e mais tarde adaptado para o uso como Cadeia Pública de 1916 até o fechamento em 1968.

Em 1985 o Prefeito Municipal, José Schmidt, iniciou uma grande reforma que levaria quase um ano até a conclusão do projeto, executado pela Prefeitura, contando com ação firme e decisiva do então Delegado da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Mauricio de Barcellos Sant'Anna, que realizou ações administrativas para a implantação do museu como : arrecadação de peças e distribuição das celas com separação temática as empresas apoiadoras do restauro (com registro em placa alusiva) entre outras.

Logo após o seu restauro, foi feita uma campanha para arrecadação de objetos, que arrecadou mais de 1.000 peças, entre quadros, fotos, documentos, utensílios, placas, móveis, vestimentas, etc.

O Museu apresenta um espaço com salas e corredores além de 06 antigas celas, convertidas em sala de exposição, que mostram ao público, documentos, objetos, quadros, fotografias e outros itens que contam um pouco história de nossa cidade aos visitantes.

Ir para página inicial