Profissionais se reúnem para debater situações de urgência e emergência

13/11/2013 - 13h:23m

Cerca de 200 pessoas entre profissionais da saúde e da segurança, socorristas e voluntários estiveram presentes no sábado, 9 de novembro, no Cine Teatro X de Novembro, para participar do 1º Seminário Microrregional de Urgência e Emergência. O objetivo foi articular estratégias voltadas para contenção de grandes acidentes e situações de calamidade.
O evento foi promovido pela equipe do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em parceria com o Instituto Catarinense de Educação – ICEU, e envolveu diversos órgãos, como a Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, Graer, Polícia Ambiental, Samu e Bombeiros. Além de São Francisco do Sul, também participaram representantes dos municípios de Barra do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul, Brusque, Guaramirim, Garuva, Itapoá, São Carlos e Porto União.
O tema do seminário Urgência e Emergência foi abordado em quatro palestras: Acidentes com muitas vítimas e apoio do Graer, Gerenciamento de stress e segurança na cena, Catástrofe natural e Acidentes com produtos perigosos.
Após os debates, foram organizados grupos de trabalho. Os participantes puderam opinar e dar sugestões sobre as necessidades e os desafios de se estabelecer adequada estrutura para lidar com situações de emergência e risco. A partir das proposições encaminhadas, foi feito um documento dirigido aos órgãos competentes. A programação do evento foi concluída com a constituição do Grupo de Força Tarefa da Microrregião Norte.