Dicas do Procon para o Natal

13/12/2013 - 13h:55m

1º Planejar as compras: faça uma lista contendo tudo o que deseja, o que precisa comprar e busque orçar cada item. Isso facilitará as compras e também ajudará a economizar.

2º Pesquisar: a internet e os panfletos podem ajudar nesta hora.

3º Comprar sem pressa: tenha calma na hora de comprar e se possível saia sem as crianças.

4º Não esqueça de verificar:
especificações na embalagem;
prazo de garantia;
procedimentos realizados pela loja caso o produto tenha que ser encaminhado para a assistência técnica.

Compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos – solicite, no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho e teste as funções, avalie se atende as suas necessidades, verifique a marca, o modelo e a voltagem.
Brinquedos – verifique o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), a indicação referente à idade apropriada, a necessidade de pilhas e similares, entre outros detalhes.

Celular – adquira sempre em lojas autorizadas, isso garante a procedência e habilitação. O produto tem que estar lacrado e dentro da embalagem original deve conter a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e termo de garantia contratual.

Vestuário – verifique as possibilidades de troca, quanto à cor, tamanho ou modelo.

Vale-presente – é importante definir com o lojista e anotar na nota fiscal de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale-presente e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contra-vale ou outro para complementação do valor.

Confira outras dicas na próxima edição do Informativo Municipal.

Dúvidas, consulte o Procon:
Rua Barão do Rio Branco, Centro Integrado Multiuso, 217, Centro - Telefones (47) 3471 2200 e 3471 2263
E-mail: procon@saofranciscodosul.sc.gov.br - www.saofranciscodosul.sc.gov.br