Educação francisquense recebe certificado nacional

30/06/2014 - 08h:10m

São Francisco do Sul recebeu o Selo de Município Livre de Analfabetismo. A certificação veio do Ministério da Educação e reconhece as cidades que atingiram mais de 96% de alfabetização entre jovens e adultos de quinze anos ou mais. O projeto foi criado pelo Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Mara Jasper, todo o trabalho de capacitação dos profissionais da educação somado ao incentivo aos jovens para concluírem seus estudos têm dado certo. “O selo atesta a qualidade da educação francisquense e queremos manter esse bom resultado”, destaca Mara.

O selo faz parte do Programa Brasil Alfabetizado que objetiva a universalização da alfabetização. De acordo com o prefeito Luiz Zera, este resultado é fruto do bom trabalho que tem sido feito. “Universalizar a alfabetização é um direito que os jovens têm e que também é garantido a adultos para que eles tenham a oportunidade de estudar e entendam que nunca é tarde para começar, daí a importância do supletivo. Mas o bom trabalho começa desde cedo, nos primeiros anos escolares em que uma experiência inicial positiva é importante para o futuro”, explica Luiz Zera.

Em São Francisco do Sul, o Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES) tem proporcionado a muitos adultos a conclusão do ensino fundamental e do médio. Suelen Regina W. da Silva, por exemplo, terminou o segundo grau no NAES e hoje leciona Língua Portuguesa na unidade. “Eu queria fazer faculdade e procurei o NAES. Lá conquistei mais que um certificado, eu vi que é possível aprender, sim. Ser professora no NAES é uma forma de agradecer tudo o que aprendi lá com profissionais dedicados e que fazem um trabalho importante na motivação das pessoas”, declara Suelen.