Projeto de canoagem para crianças de SFS é pioneiro na América do Sul

04/03/2015 - 10h:08m

Ensinar as técnicas do kayaksurf (canoagem em onda) para crianças e adolescentes de forma gratuita, oferecer a elas uma opção de esporte e ainda dar a oportunidade de tirar os jovens da ociosidade são os objetivos do projeto Remando Para o Futuro.

Idealizado pelo bi campeão brasileiro e campeão sul-americano, Cizomar Bavaresco, 27 anos, o projeto, que acontece na Praia da Enseada, atende 60 crianças com idade entre 11 e 15 anos é o único na América do Sul. “Eu aprendi a andar de kayak aqui na Enseada quando era garotinho e quando me tornei profissional tive a vontade de ensinar outras crianças também”, comenta. As aulas acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras e as turmas são divididas nos períodos da manhã e tarde, sendo 10 alunos por turma.

O projeto está no primeiro ano, mas segundo Bavaresco, já traz resultados positivos. “A nossa ideia é fazer com que estas crianças vejam o projeto como uma segunda família. A maioria dos participantes é de famílias carentes que precisam de apoio. Nós ensinamos, além do esporte, a importância da disciplina e do companheirismo por exemplo.”

Entre os resultados positivos citados por Bavaresco, estão a disciplina e atenção em sala de aula, além do avanço no desempenho na canoagem. A maioria dos alunos teve o primeiro contato com o kayaksurf no projeto. É o caso de Amanda Grun, 13 anos, que é moradora do Majorca e está no 8º ano na Escola Municipal Ida Beatriz B. de Camargo. “Nunca tinha pensado em andar de kayak. Gosto bastante de participar das aulas”, afirma.

Para se manter, o projeto tem como principal patrocinador a Prefeitura de São Francisco do Sul. O valor de R$77 mil repassados pela Secretaria de Desenvolvimento Social são oriundos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). O Projeto idealizado por Bavaresco e Bruna Rochadel é vinculado à Associação Comunitária da Enseada e Rio Acarai. A presidente, Mariles Bavaresco, conta que a entidade já existe há mais de 10 anos e que hoje se dedica ao andamento do projeto.

Segundo a secretária da pasta, Clarice Portella, que acompanhou as aulas nessa quarta-feira, 3, o apoio para projetos sociais dependem do impacto social que eles representam. “Fiquei muito surpresa e feliz ao ver essas crianças praticando esporte e ainda saber que algumas delas se destacam, podendo participar de competições mais tarde e ainda melhorando o desempenho nas escolas.”

O prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, está contente com a parceria. “Acredito que essas ações vêm ao encontro das necessidades da gestão pública. Nós investimos em projetos que promovem a transformação social. E esse específico traz também a oportunidade de descobrir talentos para representar São Francisco do Sul em campeonatos”, comenta.