Ministério do Turismo garante parceria na construção do píer turístico naval

25/10/2011 - 12h:25m
Uma obra que vai revolucionar o turismo no norte do estado. Assim está sendo visto o novo Píer Turístico de Atracação para Navios de Passageiros, que será construído em São Francisco do Sul. O edital da primeira etapa para a construção foi lançado no começo de outubro. A garantia veio de um acordo firmado entre o Prefeito Luiz Roberto de Oliveira em Brasília. O Prefeito esteve junto com o Ministro do Turismo Gastão Vieira e o Secretário de Turismo do Município Augusto Kolling e conseguiu a certeza da liberação de R$ 3 milhões de reais para a realização da obra. O restante será contrapartida da Prefeitura. O planejamento com o novo Píer e a nova marina é alavancar o turismo na região e fazer que os negócios tenham avanços econômicos em toda a região. O projeto inicial tem o objetivo atender embarcações de até 265m de comprimento e calado operacional de até 10m. Na primeira fase da obra será realizada a construção da Ponte de Acesso com previsão de 119m de extensão – partindo do terminal existente no centro e adentrando no mar - por oito metros de largura, e terá um prazo de execução total de oito meses. A ideia é transformar o Píer num importante modal de transporte para a Copa de 2014. “São Francisco do Sul está numa localização estratégica, entre Porto Alegre e Curitiba, que são cidades sede da Copa do Mundo. Aqui queremos atracar navios nacionais e internacionais, fazendo que o píer seja um grande facilitador de transporte no sul do Brasil. Consequentemente iremos alavancar nosso turismo, já que muitos visitantes poderão desembarcar aqui na cidade. Foi difícil, mas o Ministro nos deu garantias que dessa vez a obra sairá do papel”, explicou o Prefeito Luiz Zera.