Centro de Atendimento e Recuperação de Animais

25/10/2011 - 12h:49m
O Prefeito Municipal o Sr. Luiz Roberto de Oliveira juntamente com Secretária Municipal de Saúde a Sra. Nadirinez Bolognini atendendo aos anseios da população francisquense e no intuito de cumprir a legislação de Proteção a Saúde Pública e aos Animais,  assinaram um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que prevê a instalação de um Centro de Atendimento e Recuperação de Animais. Para dar inicio a este Centro de Atendimento será criada e estruturada a Coordenadoria do Bem Estar Animal de São Francisco do Sul, órgão que será responsável pela administração do Centro, bem como ações que resguardem os direitos dos animais no município. Dentre as medidas  emergenciais a serem executadas pela Coordenadoria do Bem Estar Animal de São Francisco do Sul, através do Centro de Atendimento e Recuperação de Animais estão: • Execução de projeto de controle populacional de cães (esterilização) em São Francisco do Sul, que incluirá um cronograma de atendimento as localidades carentes, na forma de mapeamento social das regiões do municipio a serem atendidas. Secretarias envolvidas (Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente); • Para isso contaremos com um sistema móvel de atendimento, através de um ônibus, voltado tratamento e esterilização de cães abandonados e que fazem parte do núcleo familiar de pessoas carentes. Secretarias envolvidas (Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente); • Execução de programa de orientação de controle sobre veículos de tração animal em São Francisco do Sul, mediante ação integrada entre as Secretarias de Bem Estar Social, Secretaria Municipal de Saúde, Planejamento, e Secretaria de Meio Ambiente promovendo assim medidas educativas e sociais relacionadas ao tráfrego de carroças, aos necessários cuidados com a saúde e bem estar dos animais utilizados no serviço de tração. • Execução de Projeto educativo voltado à proteção dos Direitos dos Animais, em especial o Programa de Formação de Valores desenvolvido pelo Instituto Ecosul e a inclusão, na matéria de meio ambiente, nas escolas municipais, sob o tema Direito dos Animais. Lembramos que, o princípio primordial das atual gestão municipal é a promoção da saúde como um todo, onde deve-se incluir as regras de educação e preservação ambiental. As medidas supracitadas visam o Bem Estar Animal e consequentemente  do cidadão francisquense. Contamos com a participação e colaboração de todos para o sucesso de mais este projeto.