Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul

25/01/2017 - 12h:46m

A democratização do acesso aos espaços culturais do Município é o ponto de partida de um trabalho que pretende valorizar ainda mais o patrimônio cultural e as variadas linguagens artísticas da comunidade francisquense. A cidade tem um território cultural com equipamentos prontos para receber a população e visitantes e a intenção da equipe da Fundação Cultural, que tem como diretor-presidente Daia Carvalho, é ocupá-los, possibilitando a fruição das manifestações artístico-culturais,e consolidação de novas e antigas parcerias.

O edital de Chamamento de Ocupação de Espaços Culturais, lançado esta semana, demonstra o anseio do novo modelo de gestão em estreitar parcerias e gerar oportunidade de desenvolvimento de ações e atividades. A ideia é valorizar projetos do poder público e, sobretudo, estreitarrelações com a sociedade civil, representada por associações, produtores, artistas, escritores, artesãos que compõema cadeia produtiva da cultura francisquense, numa perspectiva de desenvolvimento cultural e sustentabilidade econômica.

Outra característica da Fundação Cultural é a manutenção dos servidores efetivos. Para Daia, essa é uma estratégia administrativamente eficaz e economicamente viável proposta pelo prefeito Renato Gama Lobo, pois a estruturação da equipe reflete, no caso da Fundação Cultural, na permanênciada política pública para preservação das referências culturais da cidade. “As políticas públicas tem obedecido às linguagens e relações contemporâneas, em que a sociedade se coloca como coautora dos projetos de gestão, por isso é preciso perceber este foco na gestão pública da cultura, pois a função dos servidores públicos de carreira à frente de projetos é fundamental para alcançar êxito nas nossas ações", declara o diretor-presidente da Fundação.

Autor:
Fonte:
Link da fonte:

Download das fotos em alta resolução

Aguarde