Prefeito faz balanço dos 30 dias de governo

31/01/2017 - 09h:02m

Nestes primeiros 30 dias à frente da Prefeitura de São Francisco do Sul, o prefeito Renato Gama Lobo já adotou iniciativas importantes para economizar e equilibrar as contas públicas. A reforma administrativa, que deve ser sancionada em poucos dias, promete enxugar mais de R$ 3 milhões ainda este ano.

Entre as medidas da reforma, está prevista a redução de 24 para 12 secretarias e a diminuição de aproximadamente 120 servidores comissionados. Mas a administração prevê que a redução de gastos seja ainda maior, pois espera, com as iniciativas de cortes, menor utilização dos carros oficiais, telefones, impressão de papel, entre outros. O próprio prefeito já anunciou que utilizará o seu carro particular para o dia a dia, inclusive em viagens oficiais. Os carros do gabinete foram doados a entidades. “A palavra de ordem, no momento, é economizar. Municípios estão perecendo com a crise e vamos trabalhar para que isso não ocorra com São Francisco do Sul. Vamos tratar com respeito e transparência o erário público”, destaca Renato.

Outro corte implementado foi o número de celulares corporativos. Cento e vinte e cinco telefones fazem parte do contrato da Prefeitura. Destes, apenas 10 foram liberados para uso. "Nossa primeira ação foi bloquear todos os chips. Apenas 10 foram liberados, para áreas extremamente necessárias e que precisam de plantão, como é o caso do Conselho Tutelar", acrescenta.

A doação do salário do prefeito é outra marca desta gestão. Todo mês alguma entidade deve receber cerca de R$ 25 mil correspondente ao salário do chefe do executivo. Segundo Renato, esta é uma forma de valorizar o trabalho filantrópico feito pelas instituições da cidade.

Atenção na saúde

Os primeiros dias de 2017 já apresentaram desafios à nova gestão. A iminência de uma greve ameaçava o atendimento no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça. A Prefeitura conseguiu cumprir sua obrigação e a população não foi prejudicada com falta de atendimento no hospital.

Ainda na área da saúde, a Prefeitura deu andamento aos processos seletivos para contratação de médicos para as unidades de Estratégia Saúde da Família e iniciou parceria com novo laboratório com o intuito de melhorar o serviço prestado. “Se podemos fazer melhor e, com isso, ainda economizar, é o caminho que iremos percorrer”, complementa o prefeito.

Eventos dinamizam economia

As parcerias têm garantido o desenvolvimento de projetos na cidade. O Sesc Verão foi um sucesso na Praia da Enseada e garantiu momentos de lazer e recreação aos moradores e visitantes durante o mês de janeiro. Já os campeonatos de verão, que acabaram de começar, prometem movimentar os balneários. Tanto o Futsal quanto o Beach Soccer levam centenas de pessoas à praia. “Entendemos que estas iniciativas são mais que uma opção de lazer, fomentam a economia do município”, explica o prefeito que tem como meta a criação de um calendário de eventos anual para desenvolver a cidade através do turismo.

Agora, equipe da Prefeitura está se mobilizando para manter uma das festas mais tradicionais de São Francisco do Sul, o carnaval. O evento estava ameaçado, mas vai acontecer com algumas alterações no formato. "Sabemos das necessidades da cidade com relação a áreas como saúde e educação, mas nossa gestão entende a importância de manter o Carnaval para atrair turistas e veranistas e garantir o crescimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo cultural", afirma.