Conheça mais sobre a Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro

20/06/2017 - 14h:48m

A Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro possui, atualmente, um acervo de aproximadamente 14 mil itens. Entre obras literárias, enciclopédias, CD’s, fotografias, atlas, gibis, revistas, material inclusivo (livro áudio visual e braile), periódicos e muito mais. No entanto, apenas cerca de 230 pessoas são cadastradas na biblioteca. Um número baixo, tendo como comparação o número de habitantes da cidade.

Além de um grande acervo de obras, a biblioteca também possui uma sala de informática e mesas para pesquisas e estudos, um mini auditório para 20 pessoas, equipamento multimídia, espaço para workshop e oficinas.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 08h às 18h e aos sábados das 09h às 15h (exceto feriado). Todo esse espaço pode ser utilizado por todos, mas para que isso ocorra de forma organizada algumas regras devem ser respeitadas.

Primeiro, para realizar o cadastro na biblioteca e adquirir a carteirinha para retirada de livros é necessário:

- Carteira de identidade / certidão de nascimento no caso de menor de idade que não possua RG;

- Comprovante de residência atualizado;

- Termo de compromisso fornecido pela biblioteca que deve ser assinado por um responsável legal no ato da aquisição da carteirinha (caso seja menor de 18 anos);

- 01 uma foto 3x4 (atualizada).

No entanto, para leitura de livros dentro da biblioteca não é necessário o cadastro.

Para os usuários:

- Apresentar a carteirinha de leitor no ato do empréstimo de livros e também na devolução;

- Os livros serão emprestados por 15 (quinze) dias, sendo até 3 (três) livros por vez;

- Devolver os livros na data marcada;

- É permitido renovação do material por até 3 (três) vezes o mesmo livro;

- Para renovação é necessário que o usuário tenha em mãos o livro e a carteirinha. Só será feito a renovação caso o material não esteja em atraso;

- Livros deverão ser devolvidos no balcão, para qualquer funcionário da biblioteca, para ser feita a devolução no sistema da biblioteca;

- O não cumprimento dos prazos de devolução implica na impossibilidade do usuário de fazer novos empréstimos até regularizar sua pendência;

- Após 2 (dois) dias de atraso, será suspenso o direito de empréstimo de livros. A multa é correspondente ao número de dias de atraso na devolução do livro. Passados 10 dias, a suspensão passa para 1 mês;

- Materiais extraviados ou danificados deverão ser substituídos pelo usuário responsável, por outro idêntico ou similar (título, autor). Caso não seja possível, o material similar deve ser aprovado pelos funcionários da biblioteca.

Para utilização da sala de informática:

- Os usuários devem ter cadastro na biblioteca para a utilização da sala;

- É disponibilizado um computador por 45 minutos com o acompanhamento de um funcionário;

- É proibido acesso a jogos e sites com conteúdos inapropriados para menores, redes sociais e sites que não destinem a pesquisas de cunho educativo cultural;

- É liberado o acesso por 20 minutos para turistas ou transeuntes que necessitam de informações via internet.

Além disso, todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, ocorre na biblioteca a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela Clô Zingali. O valor para participar é de R$ 40 mensais e as vagas ainda estão abertas. Momentos de mediação de leitura e contação de histórias também são oferecidos nas quartas-feiras, às 15h, e as sextas-feiras às 09h30. As contações de histórias podem ser agendadas pelo telefone: 3444-6110.