Executivo de São Francisco do Sul auxilia desabrigados

25/10/2011 - 12h:58m
Preocupados com a situação dos atingidos pelas cheias em São Francisco do Sul, a Prefeitura colocou a disposição para atender as pessoas, toda a equipe da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, que desde a noite de sexta-feira estão cadastrando e dando encaminhamentos de proteção a vida, alimentação e cuidados. O número de atingidos segue na casa de oito mil e quinhentas pessoas. Destas, cerca de mil estão desalojadas e desabrigadas. Os desabrigados, que estão lotados na Escola Básica Municipal Drº Rogério Zattar não ultrapassam 200 pessoas, mas o número de desabrigados em toda a cidade poderá se aproximar dos 400. Quanto aos números de desalojados estão em 1,5 mil pessoas. O total de afetados chegam a 8 mil. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil em São Francisco do Sul Jair Patruni, “todas ações estão sendo desenvolvidas, dentro de um plano de ação estabelecido pelo Prefeito Luiz Roberto de Oliveira”. Na manhã desta segunda-feira foram identificadas cerca de 500 pessoas que não abandonaram suas casas após a enchente. Estas pessoas também estão sendo atendidas pela Prefeitura de São Francisco do Sul, através dos equipamentos de Assistência Social. CRAS do Majorca, no Abrigo montado na Escola Básica Municipal Drº Rogério Zattar e na Sede da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania. O Prefeito Luiz Roberto de Oliveira (Zera) disse que está criando um fundo de emergãncia para poder atender os atingidos. "Também iremos buscar recursos junto aos governo estadual e federal", salientou Zera. Ele também tem visitado o abrigo no Rogério Zattar todos os dias. Em conversa com os abrigados, transmite palavras de força, fé e esperança. “Além do apoio em abrigar e alimentar, um pouco de carinho para eles é fundamental”, garantiu Zera. Todos estão sendo atendidos, cadastrados e é realizado levantamento de necessidades para então dar encaminhamentos.  Em relação à alimentação, água potável, materiais de higiene e limpeza estão sendo atendidos, na medida do possível neste locais. De acordo com a Secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania Marlice Moras as doações de alimentos se aproximam das duas toneladas, porém ela enfatiza que é necessário mais. Marlice afirma ainda que as necessidades prioritárias de doação estão em comida e material de higiene e limpeza. Para fazer a doação e ajudar aos desabrigados em São Francisco do Sul é só levar os donativos nos pontos de coleta distribuídos pela cidade. Os endereços dos pontos de coleta são Rua Barão do Rio Branco, na Secretaria de Educação (Antigo Supermercado São Lucas), Posto de Informações Turísticas da Enseada, Supermercado Assis Mira e na Escola Básica Municipal Drº Rogério Zattar. Também pode ser feito contato pelo número 47 3442 3229.