Alberto Luiz da Silva e Maia retorna a São Chico para contar a história de seu povo e de sua cidade

15/04/2019 - 13h:22m

O militar aposentado Alberto Luiz da Silva e Maia, 83 anos, lançou na manhã desta segunda-feira (15), na Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro, na Rua Babitonga, dentro da programação da 31ª Festilha, o livro “São Chico e nossas histórias”, obra publicada pela Manuscritos Editora que entremeia relatos da família com crônicas sobre o passado de São Francisco do Sul e de suas gentes. Um exemplar do livro foi doado para a biblioteca.

Segundo o autor, o livro começou a ser elaborado há 30 anos, quando seu filho, também Alberto Luiz, pediu que entrevistasse a mãe do autor, dona Acacelita, para um trabalho sobre os antepassados da família. Com um gravador, seu Alberto colheu o depoimento de sua mãe e a guardou a fita durante anos, até comprar um computador e passar o relato a limpo. Depois, foi acrescentando as histórias de personagens e acontecimentos da cidade e, quando percebeu, tinha 300 páginas escritas, que vez em quando eram lidas pelos familiares. Por insistência e sugestão da nora Maria Lúcia, o material foi editado e transformado no livro agora lançado.

Alberto Luiz da Silva e Maia nasceu em São Francisco do Sul, na antiga Rua Nova, hoje Barão do Rio Branco, e cresceu numa casa da Alameda Ipiranga, até os 20 anos, quando passou no concurso para a Escola de Saúde do Exército, onde serviu como farmacêutico até se aposentar como capitão. Morou no Rio de Janeiro, em São Paulo (onde nasceram os filhos), Santa Maria e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Por onde andei, sempre me senti um forasteiro. Sempre quis voltar para São Francisco do Sul, mas, quando me aposentei, acabei indo para Curitiba, que hoje considero meu lar. Mas sempre venho para cá, tem a vantagem de estar próximo. Meus filhos são paulistas, criados no Rio Grande, mas, todos os verões, a família vem passar a temporada em São Chico”, disse o escritor, que depois de narrar a origem do livro ao público presente na Biblioteca, a maioria amigos de muitas décadas, autografou a obra.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde