Prefeito anuncia nova etapa do Programa Mãos à Obra no valor de R$ 7,3 milhões

25/04/2019 - 14h:31m

O prefeito Renato Gama Lobo e o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior anunciaram, hoje pela manhã (25), durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, uma nova etapa do Programa Mãos à Obra. O investimento previsto para esta fase é de R$ 7,3 milhões com recursos próprios e por meio de financiamento.

O Plano de Obras e Infraestrutura é formado por 46 obras, além da aquisição de maquinários, equipamentos de informática, software e veículos. Todos os processos licitatórios estão programados para acontecer entre os meses de maio e junho deste ano. “O resultado de todo o trabalho de equilíbrio das contas do município está surgindo. Nossos passos estão alinhados e comprometidos com uma gestão eficiente e de responsabilidade”, ressalta o diretor do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Pereira Santos.

Pouco mais da metade do investimento desta etapa do programa está voltado à aquisição de equipamentos de grande porte. Oito máquinas serão adquiridas (quatro retroescavadeiras, três escavadeiras hidráulicas e uma motoniveladora) e passarão a integrar a frota municipal divididas entre os setores responsáveis pelos serviços de obras. “Cerca de 20% das vias do município são pavimentadas e nossa condição atual é de equipamentos com mais de 10 anos de uso que geram alto custo de manutenção. Este investimento em maquinário vai permitir uma resposta mais rápida à comunidade. Também já estamos trabalhando em um segundo pacote de obras de infraestrutura com 12 projetos que vai abranger o Forte, Ervino, Vila da Glória, Paulas, Rocio Grande e Acaraí”, anuncia o prefeito.

A compra prevê, ainda, três caminhonetes que serão utilizadas pelas secretarias de Obras, Infraestrutura e Demtran, além de uma ambulância para a Secretaria de Saúde. “Estamos trabalhando dentro de nossas condições promovendo as obras de que a cidade precisa. No ano passado, já foram cerca de R$ 12 milhões de investimento na transformação de vias e melhorias na rede elétrica. O anúncio de hoje é apenas uma parte do que está no cronograma de 2019”, pontua o vice-prefeito.

A modernização da gestão integra o plano. Novos computadores serão comprados para agilizar o serviço em diversas secretarias. Além de um software de georreferenciamento e geoprocessamento para a atualização do cadastro imobiliário de São Francisco do Sul.

O plano conta, ainda, com as seguintes obras:

Extensão de rede - Em 2018, a Prefeitura fez a extensão de rede de iluminação pública em quatro vias no Forte. Nesta etapa, 43 ruas serão contempladas nas localidades Laranjeiras, Miranda, Tapera, Estaleiro, Majorca, Praia Grande, Sandra Regina, Ubatuba, Iperoba, Reta, Acaraí, Paulas, Rocio Grande e Rocio Pequeno. Este trabalho vai permitir que os moradores tenham acesso à iluminação em sua rua, inexistente hoje em dia, colocando fim a uma espera que, em alguns casos, já dura 20 anos. Para a seleção dessas vias, foram consideradas aquelas com condição de receber o investimento de acordo com a legislação.

Recalçamento da Rua Benjamin Constant - Implantação de rede de drenagem pluvial, nova base e realinhamento dos paralelepípedos da via no Morro do Pega Unha.

Calçadas com acessibilidade no Rocio Grande - Trecho na BR-280, próximo ao Centro de Atendimento ao Turista até o trevo do posto de gasolina, vai ganhar calçadas dos dois lados da via com acessibilidade.

Reforma de imóvel - O prédio ao lado da Prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, será reformado e destinado a alguma repartição para atendimento da população. Esta definição está em fase de estudo.