SFS adota sistema de fila única para educação infantil

15/05/2019 - 11h:54m

A Secretaria Municipal de Educação está otimizando o sistema de lista de espera de vagas da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Está em fase de implantação a lista online por meio do Sistema de Gestão Escolar (SGE), já utilizado para acompanhamento da vida acadêmica dos educandos e que, agora, vai ser responsável por gerenciar os nomes das crianças que aguardam por uma vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O sistema será alimentado com os dados cadastrais do futuro aluno com classificação de ordem de espera mediante o dia do cadastro. O sistema online vai integrar todos os CMEIs e garante mais precisão, pois há casos em que há solicitação de vaga da mesma criança em mais de uma unidade e cada pedido contabiliza uma vaga no sistema atual. A partir do SGE, o sistema irá contabilizar apenas uma vez essa solicitação.

Segundo o secretário de Educação, Jucélio de Carvalho, este trabalho vai possibilitar registros mais fiéis das demandas existentes no município. “Dos sete CMEIs que já conseguiram lançar no sistema, tivemos uma redução de aproximadamente 60 nomes na lista que estavam em várias unidades e outros até estavam devidamente matriculados e frequentando o CMEI”, explica.

Outro ponto positivo da ferramenta online é a transparência, uma vez que as vagas serão preenchidas conforme a ordem do cadastro, ou seja, quem estiver aguardando por mais tempo terá prioridade na vaga disponibilizada. Além disso, com o SGE, nenhum contato externo poderá mudar o posicionamento da fila. “Esta ação é mais que uma ferramenta de gestão que irá melhorar o serviço. É uma forma de trabalho transparente que vai permitir que os pais e responsáveis acompanhem. Ao mesmo tempo, seguimos com o trabalho de reduzir ainda mais esta fila”, ressalta o prefeito Renato Gama Lobo.

No momento, a Secretaria de Educação está trabalhando na capacitação dos coordenadores para utilizarem o sistema. O procedimento de matrícula continua ocorrendo nas unidades, contudo, o objetivo é que este processo fique ainda mais democrático com a possibilidade de os próprios pais ou responsáveis fazerem o cadastro.

Sistema de Gestão Escolar

O Sistema de Gestão Escolar (SGE), utilizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul, gerencia a vida acadêmica dos educandos da rede municipal de ensino com ferramentas como cadastro do aluno, lançamento de notas escolares que são impressos ao final de cada bimestre em forma de boletim, históricos escolares, atestados, bem como operação de transferência online do aluno para outra unidade escolar. A ferramento otimiza tempo e integra todas as informações dos alunos com a geração de relatórios por unidade escolar.