Eventos esportivos movimentam SFS fora da temporada de verão

28/05/2019 - 14h:02m

São Francisco do Sul está, novamente, na vitrine dos eventos esportivos. Na manhã de hoje (28), foram realizadas reuniões para tratar do Desafio dos Rochas, evento de mountain bike que acontece em agosto, e do 16ª Revezamento Volta de São Francisco, programado para setembro. Ambos são eventos de grande porte, que movimentam cerca de 800 atletas, além de familiares e amigos. O objetivo dessas ações, além de valorizar o esporte, é de divulgar a cidade e movimentar a economia.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, a rede hoteleira, de restaurantes e de comércio em geral é aquecida com eventos fora da temporada de verão. “Nosso objetivo é movimentar o município durante o ano inteiro, fazendo a nossa roda da economia girar e colocando nossa cidade no mapa esportivo e turístico. Já somos agraciados com belezas naturais e históricas, o esporte apenas reforça todas essas questões”, afirma.

A Secretaria de Esportes, em conjunto com a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Demtran, Fundação Cultural, entre outras secretarias, segue atuando para a vinda de eventos fora do período sazonal de verão. “Estamos envolvidos com eventos dos mais variados esportes. Corrida, bike, surfe, vôlei, enfim, estamos abertos a possibilidades e valorizamos todas as modalidades esportivas. Nossa cidade merece”, salienta o secretário de Esportes, Juliani de Barros.

Saiba mais sobre os eventos:

Desafio dos Rochas

O Desafio dos Rochas será realizado nos dias 3 e 4 de agosto, na arena que será montada no Centro Histórico. Será a primeira vez do evento de mountain bike no município. As inscrições, que iniciam no dia 1º de junho, podem ser feitas no site: www.http://desafiodosrochas.com.br/.

O evento tem o objetivo de aliar a competição com a vivência da cultura e tradições locais, além de unir a família ao esporte e apreciar a gastronomia típica, estimulando o turismo. O Desafio dos Rochas já é considerado um dos maiores eventos do sul do país e um dos mais difíceis do Brasil. Foi idealizado com o foco na qualidade de estrutura, segurança e atendimento ao atleta e na busca do resgate da essência do verdadeiro mountain bike. Sete edições do evento já foram realizadas em Pomerode.

No primeiro dia do evento (3), ocorrerá a recepção dos atletas e uma atração intitulada prova show, chamada de Short Track, direcionada apenas para os atletas da categoria Pró, que, segundo os organizadores, darão um show de pilotagem nas ruas estreitas do Centro Histórico. Já no domingo (4), acontece a prova de Marathon com duas opções de circuito aos atletas: o circuito Pró, com aproximadamente 100 km, e o circuito Sport, com aproximadamente 50 km. Os dois circuitos serão divididos por categorias de faixa etária.

16ª Revezamento Volta de São Francisco

No dia 14 de setembro, ocorrerá o 16ª Revezamento Volta de São Francisco, evento de corrida de equipes. As inscrições já estão abertas. Até agora, mais de 50 equipes se inscreveram, e os atletas são de São Francisco do Sul, Curitiba, Joinville, Bombinhas, Blumenau, Porto Belo, Itajaí, entre outros municípios. No evento, os participantes realizam uma volta completa na cidade em um percurso de 90 km.

As equipes podem ser formadas com três ou seis corredores, acima de 12 anos, sendo classificadas em 10 categorias por idade e sexo. No percurso, existem 15 postos de troca/revezamento, sendo a variação da distância entre os postos de três a nove quilômetros. O evento, que é promovido pela Eco Floripa Eventos Esportivos, conta com o apoio da Prefeitura. As inscrições podem ser feitas diretamente no site: http://www.ecofloripa.com.br/volta-sao-francisco/inscricoes/