Programa Cidade Empreendedora é apresentado na Prefeitura

05/06/2019 - 13h:34m

Hoje (5), pela manhã, foi dado o pontapé inicial para os trabalhos do programa Cidades Empreendedoras, projeto do Sebrae que será desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Sul. Na reunião, a gestora do projeto, representando o Sebrae, Milena Zimmermann de Freitas, apresentou as ações que compõem a iniciativa que irá envolver diversos setores da Prefeitura .

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais. Com o mote São Francisco do Sul, uma cidade inteligente, a iniciativa contará com processos internos e externos para melhorar o ambiente de negócios com a implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, além de ações voltadas para estudantes e servidores públicos, cujo trabalho irá refletir no atendimento ao munícipe. O projeto conta, ainda, com o envolvimento da CDL e Acisfs.

O programa será desenvolvido ao longo de dois anos em plataformas como liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, no caso de São Francisco do Sul uma otimização do serviço já disponibilizado, compras governamentais, educação empreendedora, municípios em números e planejamento estratégico dos municípios. “O ambiente de negócios de São Francisco do Sul, no último ano, cresceu com a vinda de novos empreendimentos e com o suporte ao micro e pequeno empreendedor. Queremos fortalecer nossa cidade no que se refere à atração de empresas, geração de emprego e aquecimento da economia local”, destaca o prefeito Renato Gama Lobo.

Agora, as equipes da Prefeitura farão um diagnóstico dos seus setores para encaminhamento das ações. “Essa parceria vai trazer um resultado positivo. É um passo a mais, um bom passo, para reduzir as dificuldades do dia a dia para que isso reflita no atendimento ao cidadão e na preparação de agentes de desenvolvimento para a cidade”, diz o secretário de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, Cesar da Cruz, que está à frente do projeto.

Nas próximas semanas, o projeto Cidade Empreendedora será apresentado à população. “A cada real investido no município, há um retorno de 1,6% para a cidade. Esse projeto busca justamente estimular a compra na região para fomentar a economia local”, frisa Milena.