Prefeito visita IFC e conhece projetos e atual situação do campus

13/06/2019 - 12h:18m

O prefeito Renato Gama Lobo esteve ontem (12) em visita ao Instituto Federal Catarinense (IFC) de São Francisco do Sul. Na ocasião, conheceu os projetos que estão sendo realizados pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica e conversou com o diretor-geral do Instituto, Amir Tauille, sobre a atual situação do campus. A visita foi agendada pelo vereador Álvaro José Siebers. Dentre os projetos, está sendo desenvolvido um de monitoração em tempo real da Baía da Babitonga e outro de monitoramento de caixas d’água. O campus conta com alunos da Bahia, de São Paulo, de Florianópolis e diversas outras localidades.

Tauille ressaltou os recentes cortes aos Institutos Federais. “O corte do Ministério da Educação refere-se a custeio e funcionamento. Essa conta representa todo o gasto necessário para fazer o campus funcionar, tais como: água, energia elétrica, limpeza e conservação, vigilância, restaurante, entre outras. Já diminuímos equipe de limpeza, não ligamos mais ar condicionado. Estamos buscando formas, mas isso ainda não é o suficiente”, afirma.

Em conversa, o prefeito salientou a preocupação com a situação. “Nós sabemos que não é fácil fazer gestão, mas temos que planejar e construir soluções criativas juntos. Temos nossas demandas também, mas somos sensíveis a causa do Instituto, que é uma ferramenta importante de desenvolvimento do nosso país. Vamos marcar reuniões, sentar juntos para planejar passos curtos e firmes, fazer as coisas com pé no chão e responsabilidade”.