Desafio dos Rochas vai reunir atletas de quatro estados em SFS

03/08/2019 - 19h:13m

Amanhã (4), 231 atletas irão participar do Desafio dos Rochas, prova de mountain bike considerada uma das mais tradicionais do país. Neste sábado (3), os atletas já puderam retirar seus kits para a competição que tem três modalidades: Pró, com 91km, circuito Sport, com 55km, e o circuito Amador, com 33km. Nesta tarde, foi preparada uma apresentação folclórica, o Pau de Fitas, para recepcionar os inscritos.

A concentração da prova será no Aterro da Babitonga com a primeira largada simbólica prevista para 8h. A partir disso, os atletas fazem um percurso em bloco até as proximidades da Escola Rudolph Fischer, no Morro Grande, para a largada oficial. Essa decisão foi tomada para que o movimento da estrada e da ferrovia não prejudicasse os ciclistas.

Shirley Schultz Thiel, de Criciúma, volta a São Francisco do Sul após 25 anos para participar do Desafio dos Rochas junto com um grupo de amigos e já está na cidade se preparando para a prova de amanhã. “Comecei a praticar este esporte há um ano e é a primeira vez que participo de uma competição como essa. Espero completar o percurso”, diz.

Assim como Shirley, muitos atletas já estão no município se preparando. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas na região central é de 100%. “Temos quatro estados representados na prova. São Chico tem tudo de bom para receber um evento como este, gastronomia, cultura, beleza, ser a terceira cidade mais antiga do Brasil. Isso tudo nos fez trazer o evento para cá”, destaca Hilário Rocha, um dos organizadores do projeto.

A premiação vai acontecer no Aterro da Babitonga. Às 11h serão entregues as premiações da categoria Amador; às 11h30 da categoria Esporte; e, às 13h30, da Pró. “Queremos fazer um convite para as famílias francisquenses prestigiarem o evento e incentivarem os atletas durante o percurso, entrando no clima da competição. Mais uma modalidade esportiva ganhando espaço na cidade. Temos 31 atletas francisquenses inscritos no Desafio dos Rochas, além de participantes de outras cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo”, destaca Juliani de Barros, secretário de Esportes.