Projeto leva o Esporte de Orientação a alunos de escola municipal de São Francisco do Sul

13/08/2019 - 14h:48m

No dia 22 de maio deste ano, 86 alunos de 1º e 2º anos da Escola Municipal Dr. Rogério Zattar, no Sandra Regina, realizaram uma atividade especial na aula de educação física. Em comemoração ao Dia Mundial de Orientação (WOD – World Orienteering Day), as crianças realizaram o percurso de uma pista de orientação idealizada pela professora Danielle Montemor Picheth.

Na semana passada, Danielle e a diretora da escola Rogério Zattar, Carla Cristiane Moreira Nogueira, junto com o secretário de Educação, Jucélio de Carvalho, estiveram em reunião com o prefeito Renato Gama Lobo para apresentação do projeto Orientação na Escola, que a professora está desenvolvendo com o apoio da Federação Catarinense de Orientação (FCO) e o Clube de Orientação de Joinville (Coville). “A ideia é levar o projeto para fora do ambiente escolar, em outros espaços com grama e matas. Mas não há uma definição quanto ao local, porque antes de tudo é preciso ver questões como transporte e segurança das crianças”, disse Danielle.

Professora concursada de Educação Física do município de São Francisco do Sul, Danielle tomou contato com o Esporte de Orientação quando esteve na França, entre 2014 e 2018, realizando o seu mestrado em Pesap - Promotion, Éducation pour la Santé,Activités Physiques (Promoção, Educação para a Saúde, Atividades Físicas), nas cidades de Avignon, Montpellier e Narbonne.

Oriunda de uma prática militar, no Esporte de Orientação os atletas usam um mapa detalhado e uma bússola para encontrar pontos em terreno previamente mapeado. Um percurso de Orientação é composto por um ponto de partida, um ponto de chegada e uma série de pontos intermediários numerados, por onde o praticante terá que passar seguindo a sequência determinada no mapa. Ele é realizado em florestas, matas, trilhas, campos e em espaços mais urbanos, e pode ser realizado tantos por crianças, jovens, adultos e pessoas de mais idade, caminhando ou correndo.

Ao retornar para São Francisco do Sul após o término do seu mestrado, Danielle entrou em contato com Amílcare Satler, presidente da FCO, e com o capitão Evandro de Melo Casarin, do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e presidente do Coville, que lhe auxiliaram na continuidade do projeto com sua experiência no tema. Nos dias 3 e 4 de agosto, Danielle participou como atleta filiada ao Coville e à FCO da segunda etapa do 22º CiCOr – Circuito Catarinense de Orientação – Alles Gutte, na cidade de Timbó, em comemoração aos 150 anos da cidade e aos 80 anos do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau (onde ela participou do Curso de Iniciação à Orientação, realizado em 27 de julho), tendo ficado em segundo lugar na categoria D Master B. Na ocasião, ela recebeu uma homenagem da FCO, com o troféu Destaque WOD 2019, pelo projeto de Orientação realizado na Escola Rogério Zattar.

Para saber mais sobre Esporte de Orientação:

Site da FCO - https://www.oriesc.org.br/home Facebook da FCO - https://www.facebook.com/oriesc/ Facebook do Coville - https://www.facebook.com/profile.php?id=100009196840210 Página Facebook Montemor Nany - https://www.facebook.com/DaniMontemor Instagram - @prof_dani_montemor Página Facebook Escola Rogério Zattar - https://www.facebook.com/escolarogeriozattar/
Download das fotos em alta resolução

Aguarde