Assistência social promove roda de conversa sobre atendimento a pessoas em situação de rua

15/08/2019 - 10h:48m

Um debate sobre as formas de abordagem e meios para um atendimento especializado das pessoas em situação de rua aconteceu ontem (14), na Casa da Amizade, durante a 1ª Roda de Conversa sobre a temática e reuniu a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de representantes da Polícia Militar, da Secretaria de Saúde, entre outros setores que estão envolvidos no atendimento.

As técnicas do Centro POP de Joinville, Vanessa Cristofoli, assistente social do Serviço Especializado em Abordagem Social, e Arlei Ávila Iucksh, assistente social do Serviço Especializado para População em Situação de Rua, encabeçaram o debate compartilhando a prática adotada pelo órgão na cidade vizinha. As assistentes substituíram o coordenador do Centro POP de Joinville, Sandro Minuzzo, que não pôde comparecer.

A equipe do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), responsável pelo serviço ofertado às pessoas em situação de rua no município, contou sobre como o trabalho é feito em São Francisco do Sul. A ideia do encontro foi partilhar experiências para orientar os grupos responsáveis pelas abordagens e qualificar o serviço. “É uma questão que existe e temos que encontrar o caminho para a construção de novos vínculos, ações que viabilizem autonomia para que essas pessoas saiam das ruas”, destaca Arlei.

Em 2019, o Creas já referenciou 90 pessoas em situação de rua, que foram atendidos e ofertados os serviços que o centro disponibiliza no momento. Segundo o secretário de Assistência Social, Luiz Arnaldo Martins, há um trabalho para melhorar o suporte oferecido. “Estamos a pouco meses da temporada de verão, quando o número de pessoas nessa situação aumenta. Precisamos que a comunidade conheça o órgão responsável por este trabalho, que é o Creas. Nesse sentido, a informação é um aliada. Estamos trabalhando, também, para melhorar as condições de recepção das pessoas com a construção de um banheiro para a higiene pessoal no Centro de Referência”, explica o secretário. A iniciativa está em fase de projeto e será uma forma deixar as pessoas que buscam o Creas mais à vontade para usar a estrutura já que ficará do lado de fora da unidade.

Atualmente, o suporte oferecido pelo órgão é a disponibilização de passagem de ônibus para o município de origem da pessoa onde ela, possivelmente, tenha vínculo familiar, bem como ajuda para recuperação de documentação. O Creas fica na Rua Mário Roberto Robaina, nº 348, Água Branca. A Roda de Conversa foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social de São Francisco do Sul (Cmas) e a Secretaria de Assistência Social.