Prefeitura e voluntários da Igreja Batista se mobilizam para ajudar famílias

31/08/2019 - 11h:05m

Neste sábado (31), iniciaram dois mutirões do projeto “Unidades Sanitárias e Pequenas Reformas”, da Gerência de Habitação da Prefeitura de São Francisco do Sul, setor vinculado à Secretaria de Assistência Social. Cerca de 50 voluntários da Primeira Igreja Batista da Ilha (Pibi) estão envolvidos na ação que acontece em dois pontos da cidade e objetiva dar mais conforto a duas famílias francisquenses em situação de vulnerabilidade social e habitacional. A ideia do projeto é identificar famílias em situação de vulnerabilidade e destinar materiais de construção para melhorar as condições da casa. A partir daí, moradores se reúnem para a mão de obra.

Não é a primeira vez que voluntários da Igreja Batista participam de ações em parceria com a Prefeitura se dedicando a um trabalho de recuperação. No ano passado, cerca de 100 pessoas se mobilizaram para manutenção do CMEI Mickey Mouse e, em 2017, atuaram na revitalização da Escola Caic Irmã Joaquina. “O que nos motiva levar a igreja para fora das quatro paredes é servir a nossa comunidade. Nós entendemos que servimos a um Deus que nos encontrou em uma posição de carência, que se preocupou conosco e refez a nossa vida. Isso é uma forma prática de exemplificar aquilo que nós recebemos de Deus”, destaca o pastor André Vargas. Até o fim do ano, os voluntários da Igreja Batista ainda vão ajudar mais uma família. Também já está firmada uma parceria com voluntários da Igreja Assembleia de Deus, do Paulas, que irá se engajar na iniciativa.

Desde 2018, por meio desse projeto, já foi possível ajudar 16 famílias com obras em suas residências e outras 24 irão receber o material. A partir do recebimento do material, as famílias se organizam para o mutirão e a Prefeitura também busca parcerias, como é o caso dos voluntários da Pibi. “Assim como para este grupo de voluntários da Igreja Batista, é possível que outras pessoas ajudem, basta montar um grupo de voluntários com pessoas que, além de boa vontade, conheçam um pouco de construção, precisamos de pedreiros, encanadores, enfim, mão de obra para ajudar essas famílias”, reforça o prefeito Renato Gama Lobo.