Revezamento de São Francisco deve reunir cerca de 900 atletas

04/09/2019 - 10h:28m

Falta pouco mais de uma semana para o revezamento de São Francisco do Sul, conhecido também como Volta à Ilha. Segundo a organização, o evento, que acontece no dia 14 de setembro, deve reunir cerca de 900 atletas. Esta é a 16ª edição da corrida de 90 km em meio aos casarões tombados, praias de águas claras, trechos de estrada de chão, trilhas e até atravessar um rio. A largada ocorre às 7h, ao lado do Mercado Público Municipal, e os corredores saem a cada 15 min do Centro Histórico em equipes de três ou seis pessoas, com idades entre 15 e 70 anos.

Neste ano, cerca de 50% dos atletas virão do Paraná. Participam do evento atletas de São Francisco do Sul, Curitiba, Bombinhas, Navegantes, São Bento do Sul, Londrina, Gaspar, Joinville, Florianópolis e de demais cidades.

Durante os 15 postos de troca do revezamento, os participantes irão enfrentar os mais diversos terrenos: praia de areia fofa, paralelepípedo e uma escadaria com 220 degraus. Nem sempre o trajeto mais longo é o mais difícil, já que as distâncias variam de 3 km a 9 km. A largada será ao lado do Mercado Público, no Centro Histórico, passará pelo Museu do Mar e vai cruzar o trilho do trem. Este é o percurso mais longo, com 9,1 km de distância. Em seguida, os corredores seguem em direção às praias. Depois, o foco é o Iate Clube do Capri e o Forte Marechal Luz. A Praia de Ubatuba é o próximo destino, nesta parte os corredores seguem pela praia e atravessam por um rio com água até o joelho.

Em seguida, é a vez da Praia da Enseada, os atletas descem no início da Prainha e seguem até à Praia Grande. Ao chegar na Praia do Ervino, os atletas seguirão em direção à igreja da Gamboa e BR 280. Depois, retornam ao Centro Histórico para a chegada. A expectativa é que o último competidor passe pela linha de chegada 17h depois. O evento, que é realizado pela Eco Floripa eventos esportivos, conta com o apoio da Prefeitura.