Revezamento Volta de São Francisco conta com a participação de 19 equipes locais

11/09/2019 - 13h:07m

No próximo sábado (14), corredores de diversos municípios estarão participando do Revezamento Volta de São Francisco, conhecido também como Volta à Ilha. Na prova, são 90 km de percurso em meio aos casarões tombados, praias, trechos de estrada de chão e trilhas. Nesta 16ª edição, 19 equipes de São Francisco do Sul participarão do evento, que costuma ser aguardado pelos atletas francisquenses. A largada ocorre a partir das 7h, ao lado do Mercado Público Municipal, no Centro Histórico. Segundo a organização, o evento deve reunir cerca de 900 atletas.

O corredor francisquense João Baptista Neto vai participar pela primeira vez da prova de revezamento, nos trechos seis (do Ubatuba até a ponta da Enseada, com a travessia do rio) e 12 (estrada do Ervino até a escola da Gamboa). “Hoje, a corrida é meu esporte preferido, me proporciona bem-estar e, ainda, a possibilidade de conhecer pessoas incríveis e histórias de superação que nem podia imaginar. Para a prova, tenho me preparado de várias formas, como treino na praia, longão, treinos de tiros para adaptar o corpo, além da caprichada na alimentação e no reforço muscular na academia”, ressalta.

João faz parte do grupo de corrida Street Runners há um ano e meio. “Sempre gostei da prática da corrida de rua, pela influência do tempo em que fui militar, no entanto, não levava tão a sério, os treinos eram isolados e sem objetivo. Há um ano, minha esposa passou a me acompanhar e a frequência dos treinos e a participação nas provas aumentou e se transformou em um hobby”.

O bem-estar que a corrida proporciona é um quesito repetido por vários atletas para o incentivo a prática do esporte. “Sempre nos primeiros 500 m de participação em uma prova eu paro e penso ‘o que estou fazendo aqui?’, mas, depois, no fim da prova vem na cabeça a alegria de completar mais um desafio, de poder estar ali com a família e amigos, além dos benefícios à saúde, é claro”. Na prova, João participará de uma equipe de seis atletas, mais um reserva.

Além das equipes do município, o 16º Revezamento Volta de São Francisco também vai contar com 74 equipes de Curitiba, 15 de Joinville, 14 de Blumenau, 11 de Florianópolis, cinco de Pinhais, quatro de São Bento do Sul, Gaspar e São José dos Pinhais, três de Itajaí, Colombo e Londrina, duas de Jaraguá do Sul, Bombinhas e Navegantes e uma de Garopaba e de Porto Belo. Neste ano, cerca de 50% dos atletas virão do Paraná. O evento, que é realizado pela Eco Floripa eventos esportivos, conta com o apoio da Prefeitura.