Professores recebem capacitação em educação ambiental

08/10/2019 - 11h:22m

A política de educação ambiental escolar está sendo implementada na rede municipal de ensino de São Francisco do Sul. Nesta etapa, mais de 80 professores de educação infantil participaram, de 26 de setembro a 4 de outubro, da formação para a criação dos núcleos de educação ambiental nas unidades de ensino.

A criação dos núcleos está prevista no Plano Municipal de Educação Ambiental - Lei 1952/18. As formações foram orientadas por uma equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No último dia 4, membros da Secretaria e do Grupo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Práticas em Educação (Gieppe) conduziram os docentes a uma visita técnica para conhecer o programa Reinventando Espaços Escolares, em Joinville.

Na ocasião, os professores foram recebidos pela equipe de formação de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Joinville e puderam presenciar as possibilidades dos trabalhos desenvolvidos com as crianças da educação infantil. As ações enfatizam a importância do contato com o meio em que a criança vive e suas relações com os elementos naturais de forma lúdica e prazerosa.

A próxima etapa da capacitação está prevista para o início de novembro, desta vez com professores do ensino fundamental. O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, ressalta a importância da educação ambiental na escola: “A iniciativa fortalece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo de maneira significativa para a formação de um cidadão consciente e protagonista das mudanças necessárias à sua realidade”, disse Conorath.