Qualitur abre programação com história de jovem empreendedor: “Nunca foi sorte”

08/10/2019 - 13h:07m

O jovem empreendedor francisquense, Jonatas Persuhn, lutou muito para abrir o seu próprio negócio. Falta de tempo, escassez de recurso financeiro, filas, entre outros empecilhos se apresentaram como obstáculos para que ele conseguisse chegar ao seu objetivo. Ele compartilhou um pouco sobre sua jornada na noite de abertura do Qualitur 2019, durante o módulo de Empreendedorismo, que aconteceu no auditório da Associação Empresarial de São Francisco do Sul (Acisfs), a convite do professor César Adriano da Cruz, ministrante do curso.

Em sua fala, Jonatas detalhou como foi sua luta até que conseguisse fazer um intercâmbio em Portugal. Quando voltou, apresentou uma proposta de negócio, desenvolvida durante o intercâmbio, ao professor João Alceu Beltrão, da Univille, que sugeriu que ele fizesse a inscrição do seu trabalho em um concurso do Sebrae. Entre os mais de cinco mil planos inscritos, o projeto de Jonatas foi o selecionado. O prêmio? Uma viagem ao Vale do Silício, situado na Califórnia, nos Estados Unidos, região que abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia. Mas para ele, o prêmio mesmo foi ver que todo o seu esforço valeu a pena. “Nunca foi sorte. As coisas aconteceram com base em trabalho, estudo, dedicação e persistência. Mais que isso, temos que acreditar que aquilo que estamos fazendo vai dar certo”, ressaltou Jonatas.

O módulo de Empreendedorismo continua nesta quarta-feira (9), no auditório da Acisfs, a partir das 18h30. Para o professor César, ser empreendedor não é fácil. “Existe todo um processo para que o negócio dure. Há algum tempo, 90% das novas empresas fechavam suas portas em até um ano. Hoje esses números estão um pouco melhores, mas é preciso muito trabalho para manter-se no mercado com inovação. Cabe ressaltar que mais da metade da riqueza da cidade vem dos pequenos negócios, precisamos fortalecer os empreendedores”.

As inscrições para o Qualitur 2019 ainda podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/76SErVe6jedUSmBZ7. Segundo a secretária de Turismo, Jamille Douat, qualificar a mão de obra é imprescindível para a elevar o patamar da atividade turística. “O Qualitur traz consigo um efeito multiplicador na cadeia produtiva. Precisamos fazer com que nossos visitantes tenham uma experiência única que seja refletida no aumento do ticket médio em nossa cidade. A Prefeitura está investindo em infraestrutura com o anúncio de R$ 20 milhões em obras estruturantes em vários bairros. Estamos caminhando ao poucos, mas dando passos certos rumo ao turismo como alavanca econômica do município”, destaca.

As capacitações são divididas em dois módulos. Um deles com assuntos bem diversificados com seis temas e um espetáculo cultural e o outro ligado à parte de idiomas com dois cursos. A inscrição pode ser realizada de acordo com o interesse do público. A participação em apenas um módulo, 1 ou 2, custa R$ 30. Os participantes ainda têm a opção de escolher o Módulo 1 e adicionar um idioma do Módulo 2 no valor de R$ 50 ou, ainda, Módulo 1 com os dois idiomas do Módulos 2 no valor de R$ 70.