Equipe da Prefeitura se reúne para discutir soluções para a orla da Prainha

17/10/2019 - 11h:11m

Na manhã de hoje (17), o prefeito Renato Gama Lobo se reuniu com os secretários, gerentes e diretores responsáveis pelas áreas de Defesa Civil, Meio Ambiente, Balneários, Seinfra e Finanças para discutir a atual situação da Prainha. Após o período de ressaca e mau tempo, a Prefeitura fará uma obra emergencial para restabelecimento da orla, incluindo os acessos à praia por meio das escadarias. Neste primeiro momento, a solução é paliativa. No entanto, a equipe já está trabalhando em uma proposta de projeto completo para recuperação da praia. O projeto, que será discutido também com a população, busca um ganho ambiental para a respectiva orla. Os locais com maiores danos na Prainha seguem isolados para proteção da população.

De acordo com Gama Lobo, registros históricos mostram que desde a década de 1970 a Prainha sofre com casos como esse. “É importante para a população saber que não estamos inertes. Estamos estudando, pensando em formas de melhorar a orla e criar até mesmo uma situação definitiva. Porém, temos que lembrar também que ali é um ambiente que acontecem eventos progressivos, dinâmicos e cíclicos causados pelas marés, a erosão é contínua”, afirma.

O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, salienta que serão tomadas as devidas providências nas próximas semanas. “Só estamos esperando o período de ressaca passar, não tem condições de colocar as máquinas para trabalhar agora. Nossa previsão é de que esteja tudo pronto e restabelecido para a temporada de verão”, ressalta.