São Francisco do Sul está presente no 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas

24/10/2019 - 13h:45m

O diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Rangel Friolin, e a coordenadora de patrimônio material da Fucisf, Camila Silva, estão representando São Francisco do Sul no Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento, que está sendo realizado em Porto Alegre, teve início ontem (23) e segue até amanhã (25).

De acordo com Rangel, esse é um momento diferenciado para o município. “Estamos aqui tanto para aprender quanto para mostrar e divulgar nossa cidade, que possui um Centro Histórico maravilhoso com o casario colonial, mercado público, nossa Igreja Matriz belíssima. Nosso potencial é enorme”, ressalta.

Além disso, o objetivo é também fazer com que São Francisco do Sul seja sede de uma próxima edição do seminário. “Um exemplo é que, neste ano, o evento conta com 14 palestrantes, sendo 11 internacionais. É uma oportunidade única trazer uma edição para o nosso município, promovendo ainda mais nosso patrimônio cultural e nos colocando neste cenário de novos aprendizados e estudos”, afirma.

O evento faz parte da campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas, que visa a debater os desafios da intersecção entre turismo e Patrimônio Cultural. Em 2019, a campanha é voltada à região Sul do Brasil em suas mais variadas manifestações, considerando o potencial econômico e a preservação de seus bens culturais. No roteiro dos eventos será debatido de que forma bens culturais, como os imóveis que fazem parte da Rota Nacional da Imigração e conjuntos urbanos de cidades como Antonina (PR) e Pelotas (RS), poderão ser caminhos a firmar a cultura brasileira como incremento ao Turismo e à preservação do Patrimônio Cultural.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde