Escola Municipal de Surfe inicia atividades e encanta a criançada

06/11/2019 - 11h:35m

O surfe sempre foi um dos principais esportes praticados em São Francisco do Sul. Para incentivar a prática de atividade física, melhorar a qualidade de vida e dar oportunidades para a criançada, a Secretaria de Esportes criou a Escola Municipal de Surfe. A primeira aula foi realizada ontem (5), na Prainha. As aulas, práticas e teóricas, são gratuitas e realizadas de segunda a sexta-feira no contraturno escolar (aulas pela manhã e tarde). Neste primeiro momento, foram disponibilizadas 32 vagas para crianças de 8 a 15 anos de São Francisco do Sul. A escola já conta com oito turmas e lista de espera de alunos.

O projeto foi desenvolvido com menos de R$ 10 mil de investimentos, usados na aquisição de seis roupas de neoprene, seis pranchas de surfe para iniciação (duas pequenas, duas médias e duas grandes), mais quilhas e slashes. As aulas são ministradas e orientadas pelo professor de educação física Alfredo Hanada, da Secretaria Municipal de Esportes, pós-graduado em surfe e em esportes praticados com prancha.

Na primeira aula, os pequenos já aproveitaram uma pequena experiência de entrar no mar, após alongamentos e orientações do professor. “Além de ensinar o esporte em si, nas aulas eles também terão noções básicas de segurança no mar e preservação do meio ambiente. Vamos mesclar sempre a teoria e a prática, contando ainda com esse cenário lindo que é a nossa praia”, ressalta Hanada.

De acordo com o secretário de Esportes, Juliani de Barros, a execução do projeto na Prainha com um número específico de alunos é apenas um primeiro passo. “Vamos medir agora a temperatura, ver o interesse e a participação da comunidade. Esperamos contar com o apoio de empresas locais, ligadas ou não ao surfe, para quem sabe ampliarmos esse projeto e levá-lo a outras praias. Estamos muito contentes com o início do projeto e com o número já presente de interessados”, afirma.