Feriado prolongado movimenta economia da cidade

18/11/2019 - 20h:16m

O feriadão deste fim de semana foi movimentado nas praias de São Francisco do Sul. O sol foi presença constante e garantiu orlas lotadas e movimento intenso no comércio local. A estimativa é que cerca de 85 mil pessoas tenham visitado a cidade de quinta-feira (14) a domingo (17).

A temporada ainda nem chegou oficialmente, mas o movimento foi bom para os estabelecimentos. De acordo com Roberto Baggio, proprietário da Baggio Lanches e Sorveteria, que fica na Enseada, o feriado ajudou. “Foi o primeiro feriadão com tempo bom e isso refletiu nas vendas. Ainda não contabilizamos, mas com certeza houve um incremento”, explica.

A rede de hospedagem sentiu os efeitos do fim de semana prolongado. Na região dos balneários, a taxa de ocupação foi positiva. Mas o movimento também foi bom para a região central. O Hotel Zibamba, por exemplo, localizado no Centro Histórico, registrou ocupação de 100% neste fim de semana. “Para nós, o feriado foi ótimo. Recebemos visitantes do Paraná, especialmente de Curitiba, São Paulo, Mato Grosso e de várias cidades de Santa Catarina. Nossos hóspedes fizeram passeios pelo Centro Histórico, bem como pelas praias e adoraram”, frisa o gerente, Nilson Santos.

Para a secretária de Turismo, Jamille Douat, o fim de semana foi uma prévia dos próximos, em que a tendência do número de visitantes é aumentar com a proximidade das festas de fim de ano, época em que muitas famílias escolhem para desfrutar as férias ou mesmo passar o fim de semana na praia. “Este é um feriado importante para o turismo e para o dinamismo da cadeia produtiva. A economia gira, nossos comércios e demais estabelecimentos têm um incremento de vendas e isso é importante para o desenvolvimento da cidade. De nossa parte, seguimos trabalhando para ter uma temporada agradável para todos”, destaca.

A Prefeitura de São Francisco do Sul faz um acompanhamento do número de carros que entram e saem da cidade por intermédio das câmeras instaladas na região do Linguado e, a partir desses números, é sinalizada uma estimativa da quantidade de visitantes. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo faz um levantamento da taxa de ocupação da rede de hospedagem para acompanhar o fluxo.