Vacinação contra o sarampo continua em SFS: 411 doses já foram aplicadas

03/12/2019 - 09h:18m

No último sábado (30), todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) estiveram envolvidas no último Dia D de vacinação contra o sarampo. A preocupação com a propagação da doença continua, no entanto, apenas 30 doses foram aplicadas na ação do último sábado. O número baixo surpreendeu as equipes da Secretaria de Saúde. Em São Francisco do Sul, desde o início da campanha contra o sarampo, 1.959 pessoas compareceram nas unidades de saúde, no entanto, dessas, apenas 411 tiveram que tomar a vacina, as outras 1.548 já estavam imunizadas. 

A campanha para chamar a atenção para o sarampo terminou, mas a vacinação prossegue. De acordo com a secretária de Saúde, Nádia Raposo, é importante que os moradores de São Francisco do Sul estejam imunizados, ainda mais no fim de ano. “Como somos uma cidade litorânea, recebemos muitos turistas durante a temporada de verão. É de extrema importância que a população esteja imunizada para que não ocorra a propagação do sarampo em caso de recebermos alguém que esteja com a doença”, afirma. 

Para se vacinar em São Francisco do Sul é fácil. O morador deve apenas se dirigir até a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima da sua residência. As unidades funcionam das 7h30 às 11h30, no período matutino, e das 13h às 17h, no período vespertino, com o intervalo no horário de almoço das 11h30 às 13h. Nas unidades da Vila da Glória, Miranda e Ervino o atendimento ocorre das 8h às 12h (manhã) e das 13h às 17h (tarde). Importante ressaltar que a vacinação acontece até as 16h30. Para se vacinar é necessário ir até a unidade mais próxima com a caderneta de vacinação e um documento com foto.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação. Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde