Obras do deck e passarela da Praia do Forte estão em fase de finalização

03/12/2019 - 12h:04m

A temporada de verão ainda nem começou em São Francisco do Sul, mas, neste ano, além de uma programação repleta de diversão, esporte e praia, o munícipe e o turista vão encontrar algo diferente na Praia do Forte. A Secretaria de Meio Ambiente está em fase de finalização da obra do deck e da passarela do Forte, mais uma opção de lazer e de acesso à praia para quem visita a região.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, retomou no segundo semestre deste ano a obra do deck e da passarela do Forte, paralisada em agosto de 2007. A obra é objeto de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) para recuperação de área de restinga impactada. Para dar continuidade, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente modificou o projeto já existente e realizou as adequações necessárias. Agora, a estrutura colocada para conclusão será de madeira, dentro do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), com o objetivo de recuperação direta da restinga.

Os recursos para a conclusão do deck e da passarela são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMA), no valor total de R$ 159 mil. A estrutura de concreto, que já estava no local, foi avaliada por um profissional que verificou as boas condições e a possibilidade da inclusão das madeiras para finalização do espaço. O objetivo principal do deck é a recuperação da área de preservação permanente, a restinga encontrada no local. “Com a passarela, os moradores e turistas vão deixar a restinga livre para crescer e se regenerar”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath.