Prefeitura entrega ambulância ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça

05/12/2019 - 11h:02m

O prefeito Renato Gama Lobo e a secretária de Saúde, Nádia Raposo, fizeram, na manhã desta quinta-feira (5), a entrega oficial ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças da nova ambulância adquirida pela Prefeitura de São Francisco do Sul, no valor de R$ 168 mil, que vai ser utilizada para o transporte de pacientes do hospital. A unidade de remoção, totalmente equipada, com rede de oxigênio, rede elétrica e ar condicionado, irá melhorar o transporte de emergência e dar conforto aos pacientes e foi entregue à diretora-executiva do hospital, Clemência Souza.

Com essa nova ambulância, e mais as outras duas que já estão sendo utilizadas pelo Hospital e pela UPA 24 Horas, serão três veículos atuando durante a temporada para atender não somente a população francisquense, mas também os turistas e visitantes que vêm usufruir das belezas naturais e das praias de São Francisco do Sul.

Com uma população estimada em 52 mil habitantes, durante a temporada, de dezembro até o final de fevereiro, cerca de 2 milhões de pessoas passam por São Francisco do Sul, usufruindo dos mesmos serviços disponibilizados ao longo do ano aos francisquenses.

Na sexta-feira passada (29), foram realizadas duas reuniões preparatórias das Câmaras técnicas de alta temporada com representantes da área da saúde, dentre as quais a secretária Nádia Raposo, de entidades de suporte ao atendimento a pacientes em situação de urgência e emergência e vereadores de São Francisco do Sul.

Nas reuniões, foi apresentado o plano de ação para atendimento de urgência e de emergência aos usuários da UPA 24 Horas Sandra Regina na temporada de verão no período entre 1º de dezembro de 2019 e 26 de fevereiro de 2020, após o Carnaval.

Na oportunidade, foi definido que serão colocados mais dois técnicos de enfermagem em escala alternativa para os horários de pico e a colocação de profissionais de enfermagem de sobreaviso para entrar na escala em casos especiais. De acordo com Clemência Souza, diretora do hospital, todas as medidas preventivas estão sendo tomadas no sentido de resguardar a qualidade e agilidade no atendimento dos usuários da UPA 24 Horas de São Francisco do Sul.

Em setembro, foram realizados 3.451 atendimentos no Pronto Socorro Adulto do Hospital e 2.294 na UPA 24 horas, totalizando 5.745 atendimentos. E no mês de outubro, foram realizados 3.737 atendimentos no Pronto-Socorro Adulto do hospital e 2.494 atendimentos na UPA, totalizando 6.231 atendimentos. Entre um período e outro, houve um crescimento de 8,45% na demanda.

Em dezembro do ano passado, foram realizados 3.382 atendimentos na UPA do Sandra Regina e 5.664 atendimentos no hospital, totalizando 9.046 atendimentos. Em janeiro deste ano, mês que concentra o maior número de visitantes no município, o número de atendimentos no hospital foi de 5.965 e na UPA de 4.288, totalizando 10.253 atendimentos. Ou seja, no pico do verão, o número de atendimentos nas duas unidades é 60% maior do que nos meses normais.