Prainha recebe certificação internacional Bandeira Azul

11/12/2019 - 12h:10m

No próximo sábado (14), às 9h, será realizado na Prainha a solenidade de hasteamento da Bandeira Azul. O evento em questão oficializa a certificação internacional que a praia recebeu. O programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável e qualifica as praias com altos padrões de qualidade em quatro temas, qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança, ações envolvendo esses temas devem ser realizadas no espaço. A Prainha agora está entre as nove praias brasileiras qualificadas pelo selo, das nove, seis são de Santa Catarina. 

Para ser contemplado, o município apresentou diversos projetos de melhoria das estruturas da praia, como, por exemplo, de acessibilidade, além da promoção da recuperação de restinga e análise da qualidade da água em 28 amostras, que indicaram ótima qualidade para banho. 

Além da Prainha, a Praia do Forte também entrará no processo como projeto piloto. Contudo, os trabalhos para a Prainha, reduto dos surfistas, estão mais adiantados. No Brasil, a certificação é gerida pelo Instituto Ambientes em Rede. “É uma construção coletiva e uma conquista para a nossa cidade. Estamos desenvolvendo políticas públicas para que os critérios do selo continuem a ser atendidos não só para a certificação, mas pela necessidade de proteger o ambiente nativo e costeiro. E precisamos que todos estejam imbuídos desse mesmo sentimento. Por isso, a participação dos cidadãos é fundamental”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath. 

A certificação é, também, uma ferramenta de fomento e qualificação turística. “Para os comerciantes da região dos balneários, a temporada de verão é um momento importante para a economia. Eles foram agentes fundamentais neste processo para conquistarmos juntos a bandeira azul", afirma Conorath.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde