Prainha recebe certificação internacional Bandeira Azul

21/12/2019 - 12h:22m

Na manhã deste sábado (21), na Prainha, foi realizada a solenidade de hasteamento da Bandeira Azul, em meio ao campeonato de surf kids da Associação de Surf da Prainha (ASP).

O evento oficializou a certificação internacional que a praia recebeu. O programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável e qualifica as praias com altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ações envolvendo esses temas devem ser realizadas no espaço. A Prainha agora está entre as 13 praias brasileiras qualificadas pelo selo, das 13, oito são de Santa Catarina. 

Para ser contemplado, o município apresentou diversos projetos de melhoria das estruturas da praia, como, por exemplo, de acessibilidade, além da promoção da recuperação de restinga e análise da qualidade da água em 28 amostras, que indicaram ótima qualidade para banho. 

Para o prefeito Renato Gama Lobo, todo esse reconhecimento é por conta de um esforço coletivo, de cuidado e amor com à praia. “Nós estamos muito felizes de hastear a bandeira, ainda mais em um dia lindo de sol, com as crianças surfando e a praia lotada. Nossas belezas naturais serão cada vez mais reconhecidas. Agradeço a todos que se empenharam para que isso acontecesse. Viva a Prainha!”, vibrou. 

Além da Prainha, a Praia do Forte também entrará no processo como projeto piloto. No Brasil, a certificação é gerida pelo Instituto Ambientes em Rede. 

“A certificação é o selo mais importante de qualificação de praias do mundo. A Prainha agora está presente no cenário mundial. Nós temos diferenciais, acessos dignos, monitoramento contínuo e ações de educação ambiental, que continuarão a ser realizadas para incentivar ainda mais a conscientização”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath. 

A certificação é, também, uma ferramenta de fomento e qualificação turística. “Para os comerciantes da região dos balneários, a temporada de verão é um momento importante para a economia. Eles foram agentes fundamentais neste processo para conquistarmos juntos a bandeira azul", afirma Conorath.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde